Aconteceu nos céus da cidade de Antofagasta, em 7 de maio corrente, a 1.364 km ao norte de Santiago. Cinco aeronaves da Companhia Aérea Lan Chile e uma da Copa Airlines relataram ter visto nos céus uma série de UFOs, um fato que foi relatado e documentado pelo Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA)
Os aviões cumpriram seus itinerários, sem novidades, até às 3h da manhã, um voo da Lan informava a presença de luzes próximas ao ponto de controle, chamado Livor. Pouco depois, um piloto da Aerolínea Copa confirmou o mesmo avistamento com uma foto: três objetos luminosos desconhecidos foram capturados. No total, 6 aeronaves notaram, quase simultaneamente, os três avistamentos que tanto os pilotos quanto aqueles que estavam no posto de controle, localizado a 380 km a leste de Antofagasta, perceberam que era algo fora do comum.
(Crédito da Foto: CEFAA)
O CEFAA publicou um vídeo com as gravações dos aviadores. Devido ao movimento dos objetos, um dos voos teve que desviar 30 km de sua rota, para garantir a segurança dos passageiros.
As vozes dos pilotos dizem tudo:
Copa 174: Nós temos as luzes à esquerda e aparentemente uma está desaparecendo. Afirmativo, aparentemente está na mesma altitude que nós. No momento não estamos em Livor, as luzes estão aí, não reportamos tráfego e não sabemos o que é. E no momento uma luz desapareceu, há apenas uma.
Lan 639: Santiago, Lan Chile 639, você pode nos dizer a identificação do tráfego que nos antecede?
ATC (Controlador de Tráfego Aéreo) : O trânsito que antecede é o Lan Per 2473.
Lan 639: 2473 … eeeh, observe (…)
Lan 2473: Adiante para 2473.
Lan 639: Posição para baixo. Aparentemente no mar. Você poderia identificar outra luz?
Lan 2473: Estamos atentos. Temos uma luz à vista, aproximadamente à 4 horas em nossa posição. Onde estavam duas, agora há apenas uma.
Lan 79: Afirmativo, agora eu vejo claramente, um pouco mais ao sul de(…), ao nível do mar, uma luz muito pequena, aparece e desaparece.
Lan 2473: exatamente
Copa 174: Copa 174, para Livor 340 ,e agora temos 3 luzes. Estamos à direita de Livor 340 e as luzes estão à esquerda, aproximadamente à 10 horas da nossa posição. As luzes estão se movendo e aumentam a intensidade e diminuem também. Na verdade, vamos virar para a direita porque parece que eles estão se aproximando.
(Após esses primeiros eventos, a torre de controle decidiu se comunicar com o Controlador de Tráfego Aéreo Marítimo, encarregado de verificar o tráfego daqueles navios que se movem sobre o mar, além dos dos radares que verificam o solo.)
ATC: Muito bom dia
ATC Marítimo: Bom dia
ATC: Você tem uma notificação em Livor de Ufos
ATC Marítimo: Sim, está cheio de OVNIs lá.
ATC: Realmente?
ATC Marítimo: Claro! É por isso que o Copa, o Lan 639 e o 2473 foram desviados.
ATC: Haha! Que beleza!
(Minutos depois, mais voos testemunharam as mesmas 3 luzes únicas.)
Lan 501: Santiago, Lan Chile 501, posição em espera às 8h11, nível de voo 370, estimando Livor às 8h32, seguinte Sulna. E nós temos a luz a 1 hora da nossa posição, aos arredores de Livor.
Copa 174: Que fenômeno mais estranho! Agora temos três luzes na forma de um triângulo.
Lan 577: Santiago Lan Chile 577, posição Livor, às 08h34. Seguinte Sulna às 08h12. Seguinte Livor às 08h34. Notificaremos Livor.
ATC: Lan Chile Marítimo 646?
Lan 501: Lan Chile 501, e aqui está: apareceu a terceira luz!
Lan 577: Sim, cerca de 100 km de Livor e também confirmamos (…) Sim, entre 2 e 3 horas. Pode ser cerca de 600 metros abaixo e uma distância de uns 40 km.
Lan 501: Afirmativo, nós os temos neste momento quase em 3 horas. Uma mais intensa que o outra, são 2 luzes. A torre de controle optou por informar a outra autoridade aeronáutica dos fatos.
ATC: Bom dia senhor, aqui é o Centro de Controle Marítimo de Santiago.
COA: Bom dia
ATC: Bom dia, o que acontece é que há uma situação bastante estranha no setor Livor. Na aerovia Live For Lima, 780, há cerca de 5 ou 6 aeronaves que relataram movimento de luzes. 2, 3 e até 4 luzes nesse setor, ao Leste para o Oeste do setor Livor, no mesmo nível ou abaixo deles. E ainda essa situação é mantida, 3 aeronaves passaram e relataram isso. Na verdade, uma aeronave foi desviada 30 km por segurança. Em uma altura de 32 mil (pés) aproximadamente Agora, existem dois tráfegos que vêm pela mesma via aérea dos Estados Unidos, estão sobrevoando o setor e também as estão vendo em 2 ou 3 horas; sobre o mar
COA: No setor Livor?
ATC: Claro, e não há tráfego. O tráfego que temos nós controlamos. Mas essas luzes que evoluem lá no radar, não podemos vê-las.
(O fenômeno continuou por mais de meia hora. Assim, o ATC preferiu avisar o COA para “evitar qualquer coisa”)
Lan Chile 501: Nesta posição, temos as luzes em 4 horas
.
Ouça o áudio completo dos pilotos aqui: Áudio Caso Livor
Segundo o CEFAA, uma das primeiras hipóteses tratadas neste evento foi que as luzes correspondiam aos barcos da região, que pelo “produto de mudanças na densidade do ar criaria uma refração da luz gerando uma ilusão de estar no mar”. No entanto, a organização descartou isso porque as luzes, em teoria, pareciam se mover “inteligentemente” e formar um triângulo. Além disso, porque se tivesse sido por refração da luz, o reflexo teria sido imóvel.
Desde 1997 o Chile tem um organismo oficial de pesquisas ufológicas, o Comité de Estudios de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA), o segundo mais antigo do continente, que está subordinado à Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC). O Comitê age com absoluta transparência, investigando casos de avistamentos e também de perseguição de aeronaves
civis e militares no território chileno, mantendo a sociedade informada dos fatos. O caso está sendo analisado pelo comitê desde o ocorrido e veio à tona novamente esta semana porque as conversas dos pilotos que estavam a bordo se encontraram.
Rodrigo Fuenzalida é sociólogo em Santiago, no Chile. É especialista em investigação de campo, análise de evidências físicas e exame psicológico de testemunhas de casos ufológicos. Reconhecido como o maior expoente da Ufologia Chilena e um dos nomes mais consagrados da Ufologia no continente, é requisitado para fazer palestras em inúmeros países. Entre suas habilidades está a hipnose regressiva, tendo usado o procedimento na investigação de casos de abduções. Foi consultor científico do general Ramón Vega, da Força Aérea Chilena (FACH), que propôs a criação do Comité de Estudios de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA), o órgão oficial chileno de pesquisa ufológica.
Assista a análise do Caso Livor por Rodrigo Fuenzalida, correspondente da UFO no Chile:
Funzealida nos alerta que em 23 de agosto de 2017, nesta mesma região, os sistemas de infra vermelho da Força Aérea Chilena detectaram sobre a base Cerro Moreno, um pequeno aerporto, três esferas de luz, ou seja, três sondas ufológicas descendo sobre um lados da pista aérea. O fato é muito interessante pois restou o registro das câmeras da Força Aérea, relata Fuenzalida. Disse ele: “o curioso é que havia 4 militares em um jeep e nenhum deles percebeu luz alguma. Não eram visíveis a olho nu. Apenas as câmeras registraram”.
Fontes: CEFAA, CEIFAC, EFE
Veja mais:
George Knapp revela programa secreto do Pentágono sobre UFOs
Especialista revela origem de misteriosas luzes azuis no céu de Moscou
Mesmo depois do mergulho final, Cassini nos presenteia com descobertas
SpaceX dá espetáculo no céu da Califórnia e emociona entusiastas
A Academia To The Stars revela ter sete pedaços de UFOs acidentados