Por décadas a União Soviética foi um dos países mais fechados do mundo e, além disso, sua posição inicial quanto ao Fenômeno UFO foi de absoluta negação de sua realidade. Isso passou a mudar aos poucos, graças a cientistas e outros pesquisadores que passaram a se dedicar a esse estudo, e hoje sabemos que o governo e as Forças Armadas, primeiro da União Soviética e depois da Rússia, pesquisaram os discos voadores por muito tempo.
O tema ainda hoje desperta ativo interesse naquele país e de acordo com o pesquisador Philip Mantle pode estar em vias de acontecer uma gigantesca liberação de documentos anteriormente classificados. De acordo com ele, o presidente Vladimir Putin se reuniu recentemente com o chefe da Agência Federal de Arquivos, Andrey Artizov, e deu a entender que está decidido a liberar a maior quantidade possível de informações. Artizov chegou a declarar que os arquivos russos contém algo em torno de 500 milhões de documentos e que nunca houve um plano de liberação tão grande quanto o que pode estar sendo colocado em prática agora.
As informações também dão conta de que a Agência Federal de Arquivos estará a partir de agora sob direto controle de Putin. A justificativa seria de que alguns dos documentos são de muito valor e o alcance e repercussões de sua liberação podem ser globais. Philip Mantle, ao lado de Paul Stonehill, estão entre os maiores especialistas do mundo na casuística ufológica russa, tendo colaborado em inúmeros artigos e vários livros. Entre estas obras se incluem duas lançadas com exclusividade no Brasil pela Coleção Biblioteca UFO, UFOs na Rússia e OSNIs: Segredos dos Russos. A liberação de arquivos secretos da Rússia, se de fato ocorrer, será um dos mais significativos eventos da Ufologia Mundial nos últimos tempos, e acompanharemos o assunto publicando novas informações assim que possível.
Visite o site da Agência Federal de Arquivos
Conheça o livro UFOs na Rússia da Coleção Biblioteca UFO
OSNIs: Segredos dos Russos é o novo livro da Biblioteca UFO
Revelando as investigações ufológicas oficiais da Rússia
Novo livro explora estranhos casos envolvendo OSNIs
Senador norte-americano observou UFOs na Rússia em 1955
Os resultados dos programas russos secretos de pesquisas ufológicas
Russos fazem experimentos psíquicos e conseguem contatar ETs
Saiba mais:
Livro: OSNIs: Segredos dos Russos
O país que durante décadas foi um dos mais fechados do mundo é também o que tem a mais rica e intensa casuística ufológica, em especial de objetos submarinos não identificados (OSNIs). O ucraniano naturalizado norte-americano Paul Stonehill e o inglês Philip Mantle não se intimidaram diante dos desafios e juntos se puseram a coletar os mais impressionantes registros da manifestação de UFOs e OSNIs e da ação de seus tripulantes em todo o vasto território da então União Soviética, ou Rússia após a queda do comunismo.