O livro promove um encontro inusitado: um renomado cientista, Rupert Sheldrake, e um teólogo visionário, Matthew Fox, se reúnem para discutir profunda e abertamente a realidade dos seres celestiais e o papel da consciência em níveis sobre-humanos. E para orientá-los nessa tarefa, os autores recorrem aos conceitos da física moderna, da cosmologia evolucionária e às idéias de três gigantes da teologia ocidental: Dionísio, o Areopagita, Hildegarda de Bingen e São Tomás de Aquino. Embora vivamos uma retomada do interesse pelos anjos, inclusive em termos editoriais, essa nova tendência trata o assunto sob uma perspectiva predominantemente pessoal. A tradição angélica ocidental, no entanto, fundamentada nos grandes místicos cristãos e na própria Bíblia, vai muito além da devoção individual: preocupa-se com nosso desenvolvimento comum e com o inter-relacionamento de todas as coisas. Uma concepção que mantém afinidades surpreendentes com os conceitos da nova ciência evolucionária, inspirada na física quântica. O resultado desse debate é um texto revelador: os anjos são essenciais na experiência espiritual do ser humano e nos rumos do próprio universo.
Sobre os autores
Matthew Fox, Ph.D., teólogo e ministro da Igreja Episcopal dos Estados Unidos (comunhão anglicana), é um dos expoentes da Creation Spirituality, um movimento fundamentado nas filosofias místicas e visionárias do pensamento medieval, representadas por Hildegarda de Bingen, Tomás de Aquino, Mestre Eckhart e Nicolau de Cusa. É autor de Original Blessing e The Coming of the Cosmic Christ.
Rupert Sheldrake, biólogo, é mundialmente conhecido por suas teorias dos campos mórficos e da ressonância mórfica. Atualmente, é pesquisador e diretor do Projeto Perrott-Warrick, membro do Institute of Noetic Sciences e professor visitante do Graduate Institute, em Connecticut. Autor de inúmeros artigos científicos, escreveu também diversos livros, dentre os quais se destacam O Renascimento da Natureza, A Presença do Passado: Ressonância Mórfica e os Hábitos da Natureza e A New Science of Life.