Jaime Eduardo Rodriguez Tanguay, conhecido como Jaime Rodriguez, é um dos destacados ufólogos ativos na luta pela liberação de documentos ufológicos por parte das autoridades competentes. Pesquisador há décadas, contribuiu em investigações no Equador e outros países sul-americanos. Dono de afirmações contundentes, tais como: “O Chupacabras foi criado pelos extraterrestres” ou “Há bases subterrâneas que mantêm os extraterrestres em nosso planeta”, chamou a atenção do governo, por sua coragem e determinação. Numa madrugada de uma quinta-feira de 2005, fez um plantão nas cercanias da sede do Conselho de Segurança Nacional (Cosena), ao norte de Quito. Esperava a chegada do presidente Rafael Correa para pedir o desacobertamento de informações ufológicas em poder das Forças Armadas.
Através de petição, conseguiu a desclassificação de 44 documentos e filmagens secretas sobre aparecimentos de extraterrestres e as colocou para difusão na Internet, ampliando o conhecimento do tema para o público, e procura com isso dar sustento a suas afirmações da presença de seres de outros planetas no país. Rodriguez assinala que procedeu desta forma tendo como antecedente o cumprimento das disposições do Ministério da Defesa Nacional do Equador, mediante ofícios MS 1-4-2005-01 e N. MS-8-2005-020, em que se delega a criação da Comissão Equatoriana para a Investigação do Fenômeno OVNI (CEIFO), e de acordo com o presidente da República, no Cosena, em 25 de junho de 2007. No dia 27, dois dias depois, recebeu comunicado subscrito pelo general Patricio Cárdenas, secretario do Conselho de Segurança Nacional, no qual informava que “o presidente do Equador, Rafael Correa Delgado, autorizou ao Ministério da Defesa e aos três ramos das Forças Aéreas Equatorianas para que entreguem qualquer informação que possa existir em arquivo sobre UFOs…”
Essa petição foi efetuda através da CEIFO. A mesma foi criada oficialmente pelo Ministério da Defesa Nacional em 05 de abril de 2005, e seu coordenador nacional é o ufólogo Jaime Rodriguez. “A criação desta Comissão representa uma meta na Ufologia Internacional, sendo que o Equador passa a ser um dos países que toma de uma forma oficial a investigação do Fenômeno UFO”. Para acessar a documentação pública disponibilizada pelas Forças Aéreas Equatorianas (FAE), liberadas desde 13 de março de 2008, num total de 44 vídeos reveladores, CLIQUE AQUI.
Rodriguez será entrevistado na próxima segunda-feira, dia 01 de junho, a partir das 22h30, na Rádio Libertad, da Argentina.