Abril será o mês em que faremos contato. Bem, ao menos é a data em que a Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) entregará ao Governo Federal um abaixo-assinado que exige a abertura de arquivos confidenciais sobre os mais polêmicos eventos da Ufologia Brasileira. Criada em 1997, a CBU reúne especialistas e pesquisadores da vida extraterrestre. A Comissão afirma que somos constantemente visitados por seres de outros planetas e reclama que as autoridades escondem do público os registros das ocorrências. Foi para acabar com a síndrome de Fox Mulder que assola o país que a CBU e a Revista UFO lançaram, em abril do ano passado, a campanha nacional UFOs: Liberdade de Informação Já.
A iniciativa é composta pelo Manifesto da Ufologia Brasileira, que denuncia o descaso das forças armadas e do Governo com as visitas extraterrestres, que teriam se intensificado nos últimos 50 anos. O carro-chefe da campanha é um abaixo-assinado. Já são 24 mil assinaturas, que serão entregues em breve ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, às autoridades da Aeronáutica e ao Ministério da Defesa.
O documento pede às autoridades a abertura dos arquivos confidenciais referentes à Operação Prato, quando a Aeronáutica brasileira montou uma base na Amazônia, em 1977, para pesquisar UFOs. Outro evento que precisa ser melhor esclarecido é a Noite Oficial dos UFOs no Brasil, em 1986, quando mais de 20 objetos voadores não identificados foram detectados pelos radares do Cindacta e perseguidos por caças da FAB, em São José dos Campos (SP). Por fim, o abaixo-assinado pede a abertura dos arquivos sobre a famosa captura dos dois ETs de Varginha (MG), no dia 20 de janeiro de 1996.
O coordenador da CBU e editor da Revista UFO, Ademar Gevaerd, diz que não há motivo para que as autoridades brasileiras escondam informações da população. “Os Estados Unidos também mantêm o sigilo porque têm receio de colocar a população em pânico, mas é direito de todos saber o que está acontecendo”, defende. Por fim, um alerta: “Não são apenas discos voadores. O que se está descobrindo é a interação de civilizações extraterrestres com a nossa e as abduções são graves e estão ocorrendo”. A CBU espera recolher 30 mil assinaturas até abril. Você não precisa ter visto um UFO para assinar o abaixo-assinado, basta acessar e querer acreditar!