No ano passado, a Revista UFO promoveu o Segundo Concurso Nacional de Ufologia, lançado na edição de agosto e encerrado com a informação dos vencedores na edição de fevereiro. A comissão julgadora dos trabalhos foi composta pelos co-editores Claudeir Covo, Marco Petit, Reginaldo de Athayde e Rafael Cury, além do consultor Alberto Romero. O evento foi um sucesso e possibilitou a detecção de novos e merecidos talentos na Ufologia Brasileira.
Os três finalistas nas categorias de melhor tese e melhor ilustração ufológica, que já receberam sua premiação, terão seus trabalhos publicados em UFO. Na primeira categoria o vencedor foi Luciano Álvaro de Carvalho Cunha, de Manaus (AM), que apresenta seu trabalho Geopolítica Aplicada à Ufologia nesta edição. Fernando Hungria, de Niterói (RJ), e Valter Morandi, de Campinas (SP), segundo e terceiro lugares, terão seus trabalhos mostrados em nossas edições 71 e 72, respectivamente.
Na categoria de melhor ilustração ufológica, os vencedores são Paulo Bach, de São Paulo (SP), André Luiz Vassilíades, também de São Paulo, e Robson E. Trindade Lima, de Brumado (BA), respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugares. Seus trabalhos estão sendo expostos todos nesta edição de UFO. Luciano Álvaro também já havia sido classificado entre os finalistas do Primeiro Concurso, realizado anos atrás. Quando recebeu a comunicação da Revista UFO, com a informação de que era vencedor, fez um desabafo que reflete um estado de espírito geral no meio ufológico. Um tipo de inquietação que busca respostas para o fenômeno que mais atinge a Humanidade. Eis sua carta:
“Foi com imensa satisfação que recebi a notícia de ter sido premiado em primeiro lugar no Segundo Concurso Nacional de Ufologia. Há muito tempo venho me dedicando ao estudo dos UFOs e a experiência na área é algo que adquiri ao longo dos anos, com muito estudo e dedicação. Porém, a sensibilidade para se notar nuanças sobre esse e outros fenômenos que acontecem em nosso dia a dia é que faz a diferença entre os pesquisadores, e que na verdade irá separar o joio do trigo.
“Não há dúvidas de que existe algum tipo de conspiração em relação ao Fenômeno UFO e que se promove um acobertamento que acaba por se tornar nefasto para a espécie humana. Sou e serei sempre contra esse tipo de atitude. Nosso mundo já vive por demais conturbado por fatores de ordem social e econômica para termos que criar mais problemas…
“Um dia a raça humana terá pleno conhecimento da existência de outras civilizações oriundas do Cosmos e isso ajudará no desenvolvimento da consciência coletiva de que devemos viver em harmonia com nosso planeta e com todos os seres vivos que nele habitam. Um dia ela também entenderá todo o trabalho realizado pelos ufólogos – aqueles que são verdadeiros”.
Para conferir as melhores ilustrações do Segundo Concurso Nacional de Ufologia clique no link “Galeria de Fotos” abaixo da imagem de capa.