Apresentamos os resultados do IV Concurso Nacional de Ufologia, lançado pela Revista UFO em março do ano passado e encerrado em setembro. Esta edição da iniciativa teve excelentes resultados e dezenas de trabalhos foram inscritos nas quatro categorias previstas: Melhor Artigo, Melhor Ilustração, Melhor Fotografia e Melhor Vídeo. Entre novembro e janeiro os trabalhos concorrentes sofreram uma meticulosa avaliação para se chegar aos cinco finalistas em cada categoria, que concorrem a diversos prêmios. O objetivo do concurso é descobrir e valorizar novos talentos na Ufologia Brasileira, como se fez em edições anteriores.
A Revista UFO considera esta uma importante oportunidade para muitos estudiosos anônimos (ou não) mostrarem o que realizam, muitas vezes de grande importância para a compreensão da presença alienígena na Terra. A maioria dos principais ufólogos do país foram lançados pela publicação, que os descobriu e os apresentou à Comunidade Ufológica Brasileira através da publicação de seus trabalhos — e vários deles foram descobertos graças a estes concursos de Ufologia, sendo que alguns chegaram a ocupar a posição de consultor.
A categoria que reuniu trabalhos de melhor qualidade — de Melhor Artigo Ufológico — teve temas variados e interessantes, indo desde casuística ufológica até viagens astrais e evidências da ação de outras espécies cósmicas em nosso passado, além de interessantes teses sobre a futura convivência do ser humano com nossos visitantes.
Resultaram finalistas, entre outros, os textos do conhecido ufólogo Edison Boaventura Júnior, que analisa a ação da Aeronáutica na investigação de um caso em Ibiúna (SP), de Celso Lima Godinho, com a provável explicação para uma onda ufológica, e de André Luiz Martins, que foi finalista na edição passada do concurso, e agora apresentou trabalho sobre os desafios de uma nova ciência, a Ufologia. Na categoria Melhor Ilustração também participaram artistas bastante criativos, que usaram técnicas que vão do convencional ao avançado. Os artigos e ilustrações finalistas serão publicados a partir de nossa edição de abril, UFO 164.
A comissão julgadora do IV Concurso Nacional de Ufologia foi composta por 10 convidados da Equipe UFO, entre destacados ufólogos do país, que trabalharam com isenção e imparcialidade para chegar aos resultados. Agora, os prêmios aos vencedores começam a ser entregues e seus materiais passam por uma formatação para publicação na Revista UFO. E assim, chega-se ao final de mais uma atividade desenvolvida pelo Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV) para lançar, reconhecer e valorizar os talentos da Comunidade Ufológica Nacional.
Finalistas da categoria Melhor Artigo Ufológico:
1º lugar Edison Boaventura Júnior — FAB Investigou OVNIs em Ibiúna
2º lugar Celso Lima Godinho — Provável Explicação Para Ondas Ufológicas
3º lugar André Luiz Martins — Ufologia: Desafios de Uma Nova Ciência
4º lugar Marco Aurélio de Seixas — Ufologia, Religião e Vida Extraterrestre
5º lugar Zeno Antonio Becker Filho — Vida Inteligente e Universos Paralelos
Finalistas da categoria Melhor Ilustração Ufológica:
1º lugar Marcelo Batista Costa Pacheco — O Processo: Inseminação Gray
2º lugar Marco Antonio Ferro — Caso ufológico A. W.
3º lugar Adriano Muniz da Silva — Disco Voador: Confidencial
4º lugar Gustavo de Oliveira Soares — Objeto Voador Não Identificado
5º lugar Anderson Cedorak — Luzes Inexplicadas
Finalistas da categoria Melhor Foto Ufológica:
1º lugar Marcos Ivanir Ribeiro — UFO em Passo Fundo (RS)
2º lugar André Palumbo — UFO em Guararema (SP)
3º lugar Marcelo Ismael Alves — Disco Voador na BR-277
4º lugar Antônio Carlos Delfino — Trabalho com UFOs
5º lugar Marcelo Ismael Alves — UFO em Antonina (PR)
Finalistas da categoria Melhor Vídeo Ufológico:
1º lugar Euler de Assis Ribeiro — Falso UFO
2º lugar Edson Bossa Thomé Brilhante — UFO Tipo Adamski
3º lugar Edson Bossa Thomé Brilhante — UFO em Sarandi (RS)
4º lugar Edson Bossa Thomé Brilhante — UFO Dourado
5º lugar Paulo Henrique Gomes — Videoclipe
Conheça os membros da comissão julgadora do IV Concurso Nacional de Ufologia da Revista UFO clicando aqui.