É com muita alegria que a Revista UFO e a Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) vem a público informar sobre o avanço da campanha “UFOs, Liberdade de Informação Já”; em especial na nova fase “Varginha, Chega de Acobertamento”.
O deputado federal Chico Alencar (PSOL/RJ) redigiu o Requerimento de Audiência Pública nº 154/2024 na Comissão de Legislação Participativa (CLP), que “Requer a realização de Audiência Pública para debater a conexão entre ufologia, o uso da Lei de Acesso à Informação e seus potenciais impactos para a informação da sociedade e manutenção da soberania nacional.”
A campanha “UFOs, Liberdade de Informação Já” foi uma iniciativa da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), constituída em 1997 para conduzir os trabalhos do I Fórum Mundial de Ufologia. Ela é composta pelos mesmos integrantes que a
constituíam naquela época – o editor da revista, A. J. Gevaerd, e os co-editores Claudeir Covo, Rafael Cury, Reginaldo de Athayde e Marco Antonio Petit – e tem basicamente o mesmo fundamento e termos da chamada Carta de Brasília, emitida na solenidade de encerramento do Fórum, em 14 de dezembro de 1997.
Na Carta foi anunciado, como introdução, que os ufólogos brasileiros e estrangeiros, de 22 nações de todos os continentes e 15 estados brasileiros, reunidos no Fórum, se manifestavam através de tal documento ao então presidente da República e do ministro da Aeronáutica, para apresentarem a questão ufológica, suas opiniões e posições, e deles requerer uma série mínima de medidas práticas, entre as quais a liberação de certos documentos oficiais sobre a atividade ufológica no Brasil.
Em 2004 a campanha ganhou as ruas e um abaixo assinado por milhares de brasileiros legitimou o pedido da CBU para que o governo brasileiro e suas forças armadas liberassem os documentos sigilosos que envolviam casos, investigações e evidências sobre o fenômeno ufológico. Como resultado mais de 5 mil páginas de documentos, centenas de fotos e filmagens e muita informação foram desclassificadas e hoje estão disponíveis para qualquer pessoa gratuitamente.
Você também pode fazer parte de mais um momento histórico da ufologia nacional. Participe da enquete do REQ. 154/2024 CLP
Assine Tenha acesso ao requerimento aqui.
É a Comissão Brasileira de Ufólogos e a Revista UFO lutando pelo seu direito de saber a verdade.