Os relatos sobre esses “drones” ou UFOs, como alguns têm afirmado, começaram em New Jersey e vem aumentando consideravelmente. O primeiro registro foi feito no Condado de Morris, em meados de novembro. São objetos voadores de vários tamanhos, até mesmo do tamanho de um carro. Os estados de Nova York, Pensilvânia e Flórida são, pelo menos, mais três locais onde incidentes com drones com as mesmas características dos avistados em Jersey também foram testemunhados. Diante de tudo isso, o FBI começou a investigar os casos no final de novembro.
Tentando-se buscar uma explicação lógica, e terrestre, para esses objetos, as autoridades estão esbarrando em evidências que estão um pouco além do limite de nossa compreensão, pelo menos dos meros “mortais”.
Enquanto ondas de drones misteriosos, barulhentos e do tamanho de carros, continuam a zumbir sobre Nova Jersey, uma família relatou que a aeronave mudou a hora no relógio do carro.
A família de moradores do Condado de Morris disse que estava seguindo um desses UFOs aparentemente terrestres em seu veículo, apenas para sentir o efeito estranho nos componentes eletrônicos do carro enquanto a nave inexplicável “pairava acima deles”.
“O relógio no carro deles mudou de hora e só voltou quando o objeto foi embora”, disse uma das testemunhas.
Embora a polícia local do Condado de Morris tenha emitido uma declaração afirmando que “não há nenhuma ameaça conhecida à segurança pública” neste momento, a Administração Federal de Aviação (FAA) proibiu voos de drones sobre áreas sensíveis no estado.
Na última terça-feira 03.11), o FBI descreveu os avistamentos como apenas “possíveis drones” e “uma possível aeronave de asa fixa”, em seus esforços para descobrir a causa dos voos noturnos.
Mas os moradores dos oito condados de Nova Jersey onde a estranha nave foi avistada também estão tomando as rédeas da situação, com mais de 17.000 pessoas trocando informações sobre os avistamentos em um grupo no Facebook.
Um engenheiro de software local, especializado em comunicações de rádio, acredita que a alteração temporária do relógio do carro é uma pista para a origem desses drones misteriosos.
“Muitos carros novos recebem a hora dos satélites GPS, já que esse é um dos sinais de tempo mais precisos que você pode obter em um veículo”, postou o engenheiro Rich Dunajewski no grupo do Facebook.
“Se eles estiverem usando interferência ou falsificação de GPS”, explicou Dunajewski, “então é plausível que o carro siga o sinal e altere o relógio para corresponder a qualquer sinal que esteja vindo do drone/avião”.
“Então não pense em alienígenas “, continuou o engenheiro, “pense em atores estrangeiros usando métodos de guerra eletrônica”. Dunajewski observou que a falsificação do GPS a bordo dessas aeronaves misteriosas também explicaria o retorno do relógio do carro ao horário normal.
“Quando você estiver fora do alcance do sinal de GPS falsificado, o relógio recuperará o sinal de GPS real com a hora correta”, disse ele em sua postagem no Facebook.
Embora alguns moradores locais não acreditem, com um deles dizendo: “Precisamos aceitar que estes não são apenas ‘drones’, são OVNIs/UAPs”, outros especialistas concordaram com Dunajewski.
O funcionário do Escritório de Comunicações da FAA, David Lombardo, foi co-signatário da teoria de “bloqueio de radar ou falsificação de GPS”, escrevendo: “É muito provável que esses drones tenham algum tipo de capacidade de interferência eletrônica”.
Enquanto Lombardo disse ele não acreditava que “o FBI não se envolveria se um bando de drones estivesse apenas irritando as pessoas”, o contratado da FAA também confessou que atualmente não viu nenhuma evidência de violação real da lei.
“Nada do que esses drones fizeram parece ser criminoso ou realmente contra qualquer regra, até onde eu sei. Quer dizer, eles estão sendo estranhos… não há crime em ser estranho”.
Mas o tenente aposentado da polícia Tim McMillan argumentou que os drones se encaixam em um padrão de operações de guerra psicológica russas em nível internacional.
O tenente McMillan relatou que ambos os voos misteriosos de drones sobre Nova Jersey refletem um incidente de 2022, no qual drones voaram sobre locais sensíveis na Suécia, no momento em que o país europeu estava considerando aderir à OTAN.
“Essa recente onda de drones provavelmente é uma resposta à autorização do Ocidente para que a Ucrânia use ATACMS dentro da Rússia “, postou o investigador policial aposentado ao “X” (ex-Twitter).
No mês passado, a Casa Branca de Biden concedeu aos militares ucranianos permissão para lançar Sistemas de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS) de fabricação americana através da fronteira russa — permitindo que eles atinjam alvos militares a um alcance de até 300 quilômetros.
No entanto, nem Moscou, nem os pilotos amadores de drones locais, nem quaisquer outros atores terrestres ou extraterrestres reivindicaram a autoria dos voos incomuns sobre Nova Jersey.
Se for comprovado que se trata de uma invasão secreta, será a primeira nesta parte do Garden State desde que as tropas britânicas lutaram com os colonos americanos há mais de 240 anos.
A família anônima que relatou a reação do relógio do carro a essa aeronave misteriosa e inexplicável foi apenas uma das novas testemunhas que falaram à Fox News sobre essa onda contínua de avistamentos de OVNIs.
Uma testemunha ocular disse à rede que viu um “desfile” de drones, alguns tão grandes quanto carros compactos, voando em procissão no céu.
Embora a FAA tenha tomado as medidas mais diretas, sugerindo intenção maliciosa, proibindo voos de drones sobre o clube de golfe de Trump até a última sexta-feira (06.11) e sobre o Picatinny Arsenal até 26 de dezembro, outras autoridades têm sido mais cautelosas em sua linguagem.
Autoridades responsáveis pela aplicação da lei nos condados de Morris e Somerset emitiram uma declaração conjunta descrevendo a extensão de sua colaboração nesta investigação em andamento.
“Os gabinetes do promotor público, do xerife e de gerenciamento de emergências do condado, nossos respectivos departamentos de polícia municipais, trabalhando em estreita cooperação com o FBI-Newark, a polícia estadual de Nova Jersey e o Gabinete de Segurança Interna e Preparação de Nova Jersey, buscam tranquilizar o público de que continuaremos monitorando e investigando a atividade dos drones”, disseram os gabinetes
O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, repetiu palavras semelhantes para acalmar o público. “Não há nenhuma ameaça conhecida ao público neste momento”, disse o governador.
No entanto, os moradores de Nova Jersey foram incentivados a relatar quaisquer avistamentos, vídeos ou fotos que possam ter dos voos de drones de OVNIs ao FBI.