O primeiro cosmonauta da Coréia do Sul viajará ao espaço em uma nave russa Soyuz TMA no primeiro semestre de 2008, informa Igor Panarin, porta-voz da Roscosmos, agência espacial russa.
O vôo espacial do sul-coreano foi um dos temas tratados durante as conversas entre representantes da Rússia e da Coréia do Sul, disse Panarin à agência de notícias Interfax.
Representantes da Roscosmos e do Instituto Aeroespacial da Coréia do Sul assinarão, nesta semana, o contrato sobre a viagem do cosmonauta sul-coreano à Estação Espacial Internacional (ISS).
Panarin disse que o contrato inclui o treinamento de dois candidatos da Coréia do Sul no Centro de Preparação de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Rússia.
O porta-voz acrescentou que os candidatos deverão obter a aprovação de uma comissão médica russa, e que o curso de treinamento começará no primeiro semestre do próximo ano.
Segundo Panarin, o vôo do cosmonauta da Coréia do Sul faz parte do programa nacional espacial do país, que foi desenvolvido com financiamento estatal.
Para a participação na viagem espacial, o governo sul-coreano organizou um concurso do qual participaram mais de 36 mil candidatos, dos quais dez são potenciais aspirantes a treinar no centro russo.