A Comissão de Estudo do Fenômeno OVNI da República Argentina (Cefora) acaba de informar que no último dia 13 de maio, a presidente da República, Cristina Fernandez, encabeçou o ato do bicentenário da cidade de Vitória, na praça San Martin, Província de Entre Rios. A oportunidade foi aproveitada pela ufóloga Silvia Pérez Simondini, consultora da Revista UFO, membro do grupo Vision Ovni e integrante da Cefora, que durante horas esperou o momento preciso para fazer chegar à primeira mandatária, forte documentação da comissão contendo antecedentes sobre casos de desclassificação de arquivos ufológicos de outros países, bem como a lista de pesquisadores que compõem a organização que vem pugnando pela abertura dos expedientes UFO na Argentina.
O chefe de Segurança e Cerimonial foi quem recebeu a pasta e passou o telefone do setor de Documentações da Presidência para manter contato. Minutos mais tarde, a presidenta Cristina se aproximou de Silvia Simondini, quando a pesquisadora pôde informar-lhe pessoalmente sobre a entrega, pedindo-lhe que fizesse o favor de ler seu conteúdo, obtendo em troca a promessa presidencial que assim o faria. Após dois dias, em uma comunicação à Casa Rosada, confirmou a leitura da documentação, mencionando que ia ter prontamente uma resposta por via telefônica e escrita.
Este foi o primeiro contato formal com as autoridades argentinas, em torno do pedido de desclassificação ufológica, esperando que seja uma porta que possibilite conseguir o objetivo tão desejado. Ao ter acusado o recebimento, compromete o máximo órgão do Estado argentino a uma resposta, comentário ou pronunciamento a respeito. Desejamos prosperidade e sucesso na empreitada com a comissão ufológica de nossos irmãos argentinos, nos disponibilizando ao que estiver sob alcance em termos de ajuda e troca de informações.