Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Pesquisador faz revelações sobre a Operação Prato
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Pesquisador faz revelações sobre a Operação Prato
Operação Pratonotícias

Pesquisador faz revelações sobre a Operação Prato

Ultima atualização: 27 de janeiro de 2024 20:06
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

caca0631921c8f8480e25d4c08fe70651527275966

Praia do Machadinho, próximo a Colares, um dos palcos da Operação Prato
Créditos: A. J. Gevaerd

A Operação Prato, a mais bem organizada e espetacular missão militar oficial de investigação ufológica de que existe conhecimento e comprovação documental, tem sido objeto de interesse da Ufologia Brasileira há décadas. Ainda nos anos 1980, pouco após seu término oficial, nos bastidores da pesquisa ufológica em nosso país ocorriam debates a respeito dessa, então, ainda sigilosa investigação.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Os graves fatos registrados em Colares, nas proximidades de Belém, no Pará, levaram ao acionamento do I COMAR e a criação de uma missão militar secreta de investigação, sob o comando do então capitão Uyrangê Hollanda. A princípio duvidando dos relatos da onda ufológica conhecida como chupa-chupa, em que eram descritos supostos ataques com raios de luz que deixavam marcas na pele das vítimas, o militar convenceu-se dos extraordinários fatos que aconteciam quando vivenciou diversas ocorrências surpreendentes ao lado de seus comandados.

A Operação Prato foi afinal revelada em toda sua complexidade e impressionantes detalhes quando da histórica entrevista concedida pelo então coronel aposentado Uyrangê Hollanda a A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO, e a Marco Petit, co-editor. Com riqueza incomparável de detalhes, Hollanda descreveu os estarrecedores encontros que teve, ao lado de seus comandados, com diversos objetos voadores não identificados na selva amazônica, ocasiões em que obtiveram centenas de fotos e várias horas de filmes.

Publicada nas edições 54 e 55 de UFO, a entrevista retornou às páginas da revista na edição 101. Tragicamente, vítima de depressão, o Coronel Hollanda suicidou-se pouco após suas revelações, mas seu exemplo motivou várias outras matérias sobre a intensa casuística ufológica da região, publicadas nas edições 114, 115, 116 e 117, além de ser um dos pilares da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já.

Assunto relacionado:  Agora foi a vez de Portugal...

Esse movimento pela liberdade de informações ufológicas, absolutamente vitorioso, viu em 2008 as primeiras publicações de documentos antes classificados da Força Aérea Brasileira após uma longa espera. E a maior expectativa era dirigida precisamente aos relatórios minuciosamente produzidos por Hollanda e seus homens, e hoje todos podem conferir esses documentos, que são apenas uma parte do que ainda é mantido em sigilo.

Comprovando que ainda existe muito mais a ser revelado, o pesquisador e ex-tripulante da empresa Cruzeiro do Sul, Vitório Peret, produziu um vídeo em que apresenta um depoimento de suas experiências ufológicas, boa parte delas vividas ao lado de outro ícone da Ufologia Brasileira, o General Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa. Peret descreve como, em 1979, em uma viagem de rotina do Rio de Janeiro a Belém, teve a companhia do General.

Chegando ao destino, Uchôa o apresentou ao então Major Uyrangê Hollanda e ao Sargento Flávio Costa, quando tiveram a oportunidade de conversar a respeito de investigações oficiais sigilosas realizadas pela FAB na Amazônia. Peret conta que acabou tomando conhecimento de fatos surpreendentes a respeito da Operação Prato e das ligações do saudoso General Uchôa com o fenômeno ufológico.

O vídeo é um importantíssimo testemunho do envolvimento da Força Aérea Brasileira com os UFOs, e é mais uma peça que vem complementar o esforço da Ufologia Brasileira em sua aproximação com os militares. Esse movimento, que visa a ampla transparência no trato da questão ufológica, igualmente tem como objetivo a criação de uma comissão mista, formada por pesquisadores civis e oficiais militares, nos moldes das que já existem em países vizinhos, a fim de que a população seja informada acerca de fenômenos que ocorrem regularmente em nossos céus.

Assunto relacionado:  As autoridades sabiam dos ataques

Confira o vídeo de Vitório Peret

Baixe os documentos liberados graças à campanha UFOs: Liberdade de Informação Já

Saiba mais:

Livro: UFOs: Arquivo Confidencial

DVD: UFOs e ETs na Amazonia

TÓPICO(S):Edição 101
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

ChatGPT Image 1 de out. de 2025 09 57 55
Shutdown trava governo dos EUA: UFOs também ficam sem investigação!
Notícias notícias
ccf1c7b4 91cf 44b7 bc18 d73e0c7f34fa
Denunciante da Força Espacial revela corrupção, sistema secreto e ligação com OVNIs
Notícias
5a7d5176 21c8 4c60 a963 a4530c5d631b
Sinal wow: A origem da famosa mensagem extraterrestre pode estar relacionada ao 3I/ATLAS
Notícias

Categories

Leia também

012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
ChatGPT Image 27 de ago. de 2025 12 43 53
NotíciasColunasnotícias

O Custo da Revelação: Como a Intimidação Mantém Testemunhas de UFOs Silenciosas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image 1756022914257
Notíciasnotícias

As 5 afirmações mais incríveis que Bob Lazar fez sobre a tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image provided nasa european space 109317988 92fda0
Notíciasnotícias

Cientista: UFO Colossal emite luz própria

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up