Em maio próximo, entre os dias 16 e 18, as atenções da Ufologia Brasileira e Mundial estarão voltadas para Curitiba. Nas modernas instalações do Hotel Pestana, um dos melhores da capital paranaense, estarão reunidos abduzidos e contatados por seres extraterrestres, pesquisadores e testemunhas de importantes casos de contato com UFOs, para o II Fórum Mundial de Contatados. Será um dos maiores eventos do ano, com organização da Revista UFO.
As testemunhas de casos de grande repercussão são parte fundamental do estudo ufológico, pois seus depoimentos são uma fonte importante de informações para o estudo de tais eventos. Nesse sentido, uma das mais importantes testemunhas a se apresentar no II Fórum Mundial de Contatados será Vitório Peret. Nos anos 70 ele era tripulante da extinta companhia aérea Varig, quando em diversas ocasiões teve a bordo o pioneiro máximo da Ufologia Brasileira, general Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa. Eles acabaram formando uma sólida amizade e Uchôa finalmente convidou Peret para participar de um encontro de militares em Belém.
A amizade levou vitório Peret a se tornar também ufólogo e, mais do que isso, a reunião da qual tomou parte teve como participantes alguns dos militares que vivenciaram a Operação Prato. Esta foi a maior pesquisa ufológica militar e oficial sobre o Fenômeno UFO, realizada por um governo, a ser divulgada em todo o mundo. Peret passou a acompanhar esses homens, tornando-se também amigo do comandante da operação, o então capitão Uyrangê Hollanda, ao lado do qual esteve em diversas ocasiões pesquisando UFOs, inclusive após o encerramento da Operação Prato.
DÚVIDAS SOBRE O PROSSEGUIMENTO DA OPERAÇÃO PRATO
O fato é que o encerramento oficial da missão militar, em dezembro de 1977 após somente quatro meses de atividades, sempre foi motivo de dúvidas entre a Comunidade Ufológica Brasileira. O próprio Hollanda, na histórica entrevista concedida para a Revista UFO, publicada nas edições 54 e 55, e novamente na edição 101, descreveu o momento no qual a operação atingiu seu principal objetivo: ter contato com os responsáveis pelos fenômenos que aterrorizavam a população de Colares e de toda a região. Isso aconteceu ainda no início daquele mês de dezembro, quando Hollanda e seus homens estiveram diante de um tripulante de um imenso objeto voador em um dos rios da região.
O próprio Hollanda relatou como retornou a Belém para apresentar uma descrição dos acontecimentos a seu comandante, brigadeiro Protásio de Oliveira. Entretanto, este ficou tão impressionado diante do ocorrido que ordenou o imediato encerramento da Operação Prato e o retorno dos militares a Belém. Hollanda ainda manteve, nos meses e anos seguintes, um esforço bem menor de pesquisa, acompanhado muitas vezes por Peret, quando em diversas ocasiões voltaram a observar UFOs na região amazônica. Peret já descreveu muitas dessas experiências na entrevista que concedeu para a edição 204 de UFO. Testemunhou estranhos fenômenos acompanhado por Hollanda, pelo auxiliar deste, o então sargento Flávio Costa, sendo por vezes acompanhado também pelo piloto civil Ubiratan Pinón.
Peret irá apresentar no II Fórum Mundial de Contatados esses e muitos outros fatos, como uma das últimas testemunhas do Fenômeno Chupa-Chupa, que assolou muitas regiões do Pará em 1977. As inscrições para o evento continuam a todo o vapor, por isso convidamos os interessados a visitar o site oficial do evento para se inscrever e participar, pois as vagas são limitadas. Ali encontram-se também todas as informações sobre os conferencistas e a programação, além da grade paralela, contando com o tradicional Jantar de Confraternização e o Workshop Especial com o abduzido norte-americano Travis Walton, cuja história inspirou o filme Fogo no Céu.
Assista abaixo ao trailer do II Fórum Mundial de Contatados:
Clique aqui e faça sua inscrição no site oficial do II Fórum Mundial de Contatados
Comunidade do II Fórum Mundial de Contatados no Facebook
Frontur Eventos, agência oficial do II Fórum Mundial de Contatados
Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa
Assista ao programa Linha Direta sobre a Operação Prato
Abduzida que inspirou o filme Intruders estará no II Fórum Mundial de Contatados
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
Saiba o que há por trás da política de acobertamento do Fenômeno UFO mantida por nossas autoridades. Esta obra expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. UFOs: Arquivo Confidencial – Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira também m
ostra os bastidores do Caso Varginha e apresenta as linhas de ação militar para a captura e transporte dos seres extraterrestres, além da intervenção de autoridades norte-americanas no processo. O autor, Marco Antonio Petit, é um dos mais conhecidos e respeitados ufólogos brasileiros, coeditor da Revista UFO há 20 anos e autor de várias obras sobre a presença alienígena na Terra.