A Controladoria Geral da União (CGU) divulgou um balanço dos três meses de vigência da Lei de Acesso aà Informação (LAI). dos 25.065 pedidos recebidos, um total de 89,97 por cento foram respondidos. Os dados foram apresentados por Vânia Vieira, diretora de prevenção à corrupção, no Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip).
A análise aborda os pedidos que originaram recursos por terem a primeira e a segunda resposta negadas. Os pedidos foram recebidos através do Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-Sic). De 1549 recursos de pedidos não atendidos ou atendidos parcialmente, 422 tramitam em segunda instância e 121 na terceira instância.
Segundo a diretora, a maioria dos recursos é motivado por informações incompletas. Dos recursos analisados pela CGU, 35 são de demandas pessoais e 34 versão sobre objetos voadores não identificados. Vieira admite que é necessário o que chama de “tempo de maturação da lei”, até que todos os órgãos públicos estejam plenamente capacidados a atender a sociedade, sempre buscando a transparência.