O relatório, divulgado na sexta-feira, 08 de março, segue um anúncio de 2022 do Pentágono de que seu então recém-formado Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO) não encontrou nenhuma evidência que sugerisse que alienígenas visitaram a Terra ou pousaram aqui
De acordo com a Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2023, o AARO foi obrigado a emitir um relatório ao Congresso detalhando o registro histórico do governo relacionado a “fenômenos anômalos não identificados” (UAP) desde 1945. O primeiro de dois volumes foi entregue ao Congresso na semana passada, disse o secretário de imprensa do Pentágono, o major Pat Rider, em comunicado que acompanha o lançamento da versão não classificada.
“O AARO não encontrou nenhuma evidência de que qualquer investigação do governo dos Estados Unidos, pesquisa patrocinada por acadêmicos ou painel de revisão oficial tenha confirmado que qualquer avistamento de um UFO representasse tecnologia extraterrestre”, disse o resumo executivo do relatório.
“Embora muitos relatórios de UFOs permaneçam sem solução ou não identificados, o AARO avalia que se mais dados e de melhor qualidade estivessem disponíveis, a maioria desses casos também poderia ser identificada e resolvida como objetos ou fenômenos comuns”, afirmou.
O relatório do Pentágono pode ser lido acima na íntegra. Fonte: AARO
O relatório dizia que, desde 1945, o governo financiou investigações para determinar se os UFOs representavam um risco à segurança de voo, avanços tecnológicos de nações concorrentes ou evidência de “tecnologia fora do mundo sob controle inteligente.” O relatório disse que havia uma narrativa persistente na cultura popular de que o governo, ou uma organização secreta dentro dele, recuperou várias naves espaciais e restos biológicos extraterrestres e opera programas para “engenharia reversa” da tecnologia recuperada.
“A AARO reconhece que muitas pessoas defendem versões destas crenças”, afirma o relatório. “O objetivo deste relatório não é provar ou refutar qualquer conjunto de crenças específico, mas sim usar uma abordagem analítica e científica rigorosa para investigar esforços anteriores de investigação patrocinadas de UFOs pelo governo dos Estados Unidos.”