O Pentágono anunciou na terça-feira, 31 de outubro, que o mecanismo seguro de relatórios estaria agora acessível através do site oficial do AARO, lançado no início deste ano
“Hoje, de acordo com a Seção 1673 da Lei de Autorização de Defesa Nacional para o ano fiscal de 2023, o Departamento lançou a segunda fase do mecanismo seguro do Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios para relatórios autorizados de fenômenos anômalos não identificados”, dizia um comunicado do Pentágono emitido na tarde de terça-feira.
No entanto, em contraste com a declaração oficial do DoD divulgada na terça-feira, o novo sistema seguro não se destina a ser um mecanismo de relatório para militares que fizeram observações reais de UFOs. Em vez disso, a nova página de relatórios no site do AARO enfatiza que as informações só devem ser fornecidas por aqueles que tenham conhecimento pessoal dos programas do governo dos Estados Unidos relacionados aos UFOs.
“A AARO está aceitando relatórios de funcionários atuais ou ex-funcionários do governo dos Estados Unidos, membros do serviço ou pessoal contratado com conhecimento direto dos programas ou atividades do governo dos Estados Unidos relacionados aos UFOs desde 1945”, diz uma parte da nova página de relatórios seguros. “Esses relatórios serão usados para informar o Relatório de Registro Histórico do AARO, dirigido pelo Congresso.”
Embora o novo mecanismo de relatório ofereça a garantia de proteção para militares que o utilizam para enviar tais informações, aqueles que acreditam ter informações relacionadas aos programas de UFOs que possam ser de interesse para o AARO e suas investigações são, no entanto, advertidos contra o envio de qualquer informação classificada.
“Por favor, NÃO envie qualquer informação que seja potencialmente CLASSIFICADA ou informação não classificada que não seja publicamente divulgada (por exemplo, sujeita a regulamentos de controle de exportação)”, diz uma das declarações de aconselhamento na nova página segura de relatórios do site. “Se você não tiver certeza se as informações que possui são confidenciais ou informações não classificadas controladas, não as envie neste site”, acrescenta.