Acabávamos de noticiar uma suposta filmagem – muito interessante, por sinal -, encontrada ao acaso por este autor no famigerado e temeroso Youtube, datada em sua fonte como deste mês de outubro, e fomos imediatamente alertados pelo ufólogo consultor da Revista UFO José Américo Medeiros, sobre sua “múltipla identidade”.
Na verdade, tal vídeo já perambulava pela rede, desde, no mínimo, o ano passado. “Essa filmagem rola nas comunidades desde setembro do ano passado. Inicialmente como sendo filmado numa serra do Rio de Janeiro (cidade de São Sebastião do Alto), depois outros usuários o utilizaram para se referir como sendo em Sobral”, avisou Medeiros. “Os céticos afirmam ser o Sol atrás de nuvens ou uma queimada, ao longe, no alto de um pico envolto em neblina”, completou.
Automaticamente, tais imagens perdem seu valor, dentro do que esperávamos – a pesquisa da onda ufológica no Ceará, real e preocupante – e, igualmente, sob qualquer aspecto. Independentemente de se tratar de um UFO ou não, as pseudo-informações sobre o mesmo simplesmente afastam qualquer investigador minimamente sério de seu percalço e análise. Há fatos muito mais importantes a serem estudados, portanto, é necessário descartar o joio, se queremos progredir.
Na humilde e modesta opinião deste pesquisador – que, aliás, vive alertando sobre as armadilhas e perigos virtuais da Ufologia – serve como mais um exemplo, em não dar atenção a estas páginas de vídeos, ufologicamente falando. É praticamente impossível confiar em um único vídeo que seja, ali contidos, sempre há porém, principalmente com locais, baixa qualidade das imagens e fontes totalmente inverificáveis, salvo raras exceções de canais comprometidos com sua credibilidade. Lamentável.
Assista ao vídeo na “versão Rio”:
Abaixo, outra versão, desta vez postada idoneamente por morador de Sobral, alertando sobre o provável engano sobre a filmagem: