Autoridades relataram um número anormalmente alto de avistamentos de drones perto do Aeroporto Francis Gabreski no Condado de Suffolk nas últimas semanas. Os avistamentos ocorreram em áreas altamente sensíveis, incluindo sobre pistas e em espaço aéreo restrito. Isso levou os investigadores a recorrerem ao Dedrone, um sistema de detecção altamente sofisticado que usa radar, câmeras e inteligência artificial para localizar drones em tempo real.
O aeroporto também abriga a 106th Rescue Wing da New York Air National Guard, o que aumentou as preocupações sobre os avistamentos. O presidente eleito Donald Trump prometeu fazer dos drones uma prioridade, dizendo que emitiria um relatório sobre os objetos logo após assumir o cargo.
Christopher Brockmeyer, vice-chefe do Gabinete do Xerife do Condado de Suffolk, disse que as autoridades usarão a tecnologia de detecção de drones para descobrir o que foi avistado na área do aeroporto.
“Usaremos essas informações para potencialmente bater em portas e localizar o operador real e conversar sobre o que ele está fazendo”, disse Brockmeyer.
Autoridades do aeroporto e da Guarda Aérea Nacional disseram à NewsNation que alguns dos avistamentos de drones envolveram objetos tão grandes quanto carros. No dia de Natal, autoridades relataram 17 avistamentos diferentes no aeroporto.