Michael Swords conta em detalhes os bastidores do Relatório Condon, que em 1969 encerrou o Projeto Livro Azul e a investigação dos Estados Unidos sobre ovnis.
A Universidade do Colorado se encarregou da tarefa tendo a frente o famoso físico Edward Condon. Robert Lowe, que administrava o projeto e para convencer a universidade que precisava de dinheiro, disse para um dos curadores que para o público o estudo pareceria sério mas para a comunidade científica seria somente a imagem de um grupo de céticos, com uma expectativa quase nula de encontrar um disco voador.
A parcialidade do estudo ficou clara quando Condon perguntou a Força Aérea qual seria o resultado que ela esperava do Relatório Condon.
Ray Craig, um dos cientistas do projeto, encontra o memorando de Robert Lowe para a Universidade do Colorado, aquele escrito para vender o projeto e o mostra para Norman Levine e David Saunders, os quais se incomodavam com a condução parcial de Condon. Como resultado Levine e Saunders são demitidos e o estudo parcial e tendencioso enterra o interesse da comunidade científica no tema, apesar dos esforços de Hynek e James MacDonald.