Os agroglifos de Santa Catarina estão a caminho

A. J. Gevaerd
2 minutos de leitura
4f4852f2166b50200c94394e3ab3a2e91528230938

Créditos: Marcelo Franzosi

Todos os anos, desde 2008, nos últimos dias de outubro e primeiros dias de novembro, o fenômeno se repete e Ipuaçu, no extremo oeste de Santa Catarina, recebe nova temporada de agroglifos. As figuras já fazem parte da rotina da população, mas ainda não foram aceitas pela comunidade científica, que se mantém lamentavelmente evasiva quanto à questão, e nem mesmo pelo meio ufológico, que, paradoxalmente, ainda não dedicou ao assunto os esforços investigativos que ele merece. Esperar que cientistas aceitem o fenômeno talvez seja muito otimismo, mas não ver ufólogos se mexendo para acompanhar o surgimento dos sinais nas plantações também não é razoável. Porém, é o que tem ocorrido.

Estamos justamente no mês em que os agroglifos começam a surgir e há tempo mais do que suficiente para que os ufólogos brasileiros se informem, se preparem e compareçam ao local dos fatos, passando a investigá-los como pede a boa prática da pesquisa ufológica. Neste ano, a Revista UFO, que está à frente da divulgação do assunto desde seu surgimento, há seis anos, pretende fazer uma grande campanha e mobilização para que os agroglifos recebam a atenção que merecem da imprensa, do meio científico e da comunidade ufológica. O surgimento das figuras, mais uma vez, será novo e inquestionável indicativo de sua legitimidade. Como ficar indiferente a algo desta natureza?

TÓPICO(S):
Compartilhe
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também foi fundador e presidente. Também é director brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Ele representou o Brasil no Center for UFO Studies e foi diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress. Esteve em diversas redes brasileiras de TV, além do Discovery Channel, National Geographic Channel e no History Channel, tendo discursado em muitas cidades do Brasil e em outros 50 países, além de ter realizado mais de 700 investigações de campo dos casos de Ovnis no Brasil. Era considerado um dos maiores ufólogos do mundo, uma das personalidades máximas do Brasil nesse assunto, membro de várias associações internacionais de ufologia. Considerado um dos mais respeitados ufólogos, é conhecido por seu empenho em tentar amparar todo fenômeno ufológico com o maior número possível de provas e testes. Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS). Gevaerd sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, vindo a morrer no dia 9 de dezembro de 2022 no Hospital Pilar em Curitiba.