Estranha emissão de ondas que chegou à Terra aparentemente vindo de um planeta de fora do Sistema Solar intriga cientistas, que avaliam se ela poderia ser considerada um indício de vida extraterrestre.
As ondas foram detectadas em 2019 por um radiotelescópio gigante instalado na Austrália, no Observatório Parkes, e desde então grupos diferentes de cientistas tentam entender a descoberta. Entre as hipóteses avaliadas está a de que a origem das ondas esteja ligada a alguma forma de vida fora da Terra.
Especialistas dizem que há indícios de que o sinal teria partido de Proxima Centauri b, o exoplaneta que orbita a estrela Proxima Centauri, a mais próxima do Sol, em uma região considerada potencialmente habitável. O planeta encontra-se a 4,2 anos-luz da Terra, e acredita-se que tenha uma superfície rochosa e fontes de água líquida.
O estranho sinal de rádio foi detectado por radiotelescópio na Austrália.
Fonte: Getty Images
Algumas medições também indicam que poderia ter uma atmosfera, como ocorre na Terra. A Nasa (agência espacial americana) classifica Proxima Centauri b, descoberto em 2016, como um exoplaneta ligeiramente maior do que a Terra (com massa 27% maior).
“Foi um sinal que apareceu uma vez e não voltou a se repetir. Tinha uma frequência diferente da que emitem os dispositivos terrestres como satélites e espaçonaves”, explica à BBC Mundo (serviço em espanhol da BBC) a pesquisadora Mar Gómez, doutora em Ciências Físicas pela Universidade Complutense de Madrid.