O Congresso brasileiro está preparando sua própria audiência pública sobre OVNIs para 16 de setembro.

Uma semana após o Congresso dos EUA realizar uma audiência sobre OVNIs que promete ser histórica, a Câmara dos Deputados do Brasil sediará outro evento semelhante.

Redação UFO
2 minutos de leitura
Crédito: Rob Sinclair/MysteryPlanet.com.ar

O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) convocou audiência pública para discutir o fenômeno dos Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) no dia 16 de setembro, com foco em sua relação com a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a soberania nacional.

A iniciativa, segundo Alencar, é inspirada em audiência semelhante realizada no Congresso dos Estados Unidos em julho de 2023, onde militares prestaram depoimento sobre possíveis encontros com esses fenômenos.

Na justificativa da reunião, o parlamentar esclarece que o debate não necessariamente se concentrará em vida extraterrestre. “Vale ressaltar que OVNI não significa nave espacial extraterrestre; o termo é usado para descrever algo que não poderia ser identificado pelo observador”, afirma o documento oficial.

ff585d7d 2fdb 485b a1f0 fc1d1eb53f03

Em entrevista à CNN , Alencar enfatizou a importância de abordar o tema abertamente. “Sabemos que a curiosidade humana sobre objetos voadores não identificados é imensa no mundo todo. Está nas canções, nos corações, nas mentes e no direito à informação, que se relaciona até mesmo à soberania nacional. Tudo o que temos dúvidas acaba sendo mantido em segredo, e esse sigilo aumenta as expectativas”, afirmou o parlamentar.

O texto endereçado à Câmara lembra ainda que o Arquivo Nacional já desclassificou documentos históricos, como os relatórios do SIOANI (Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados), órgão que funcionou sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB) entre 1969 e 1972.

Diferentemente do evento americano, que contará com testemunhas militares diretas do fenômeno, o público brasileiro contará com um painel de especialistas renomados no assunto, incluindo:

Thiago Ticchetti , pesquisador e ufólogo com mais de 30 anos de experiência.

Vitório Pacaccini , que colaborou durante dezoito anos com o Centro Civil de Pesquisas de Objetos Aéreos Não Identificados (Cicoani).

Marco Antônio Petit de Castro , ufólogo, escritor e atual presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU).

Fernando de Aragão Ramalho , vice-presidente da CBU.

Wagner Vital , engenheiro e pesquisador de fenômenos anômalos.

Compartilhe
Editor do CIFE -Canal Informativo de Fontes/Fenômenos Extraterrestres e Espaciais - Scientific Channel of UFOs Phenomena & Space Research.