OTTAWA – Jim Bronskill, em The Canadian Press relata: “De um objeto translúcido, em forma de pires – na Columbia britânica – a luzes misteriosas zumbindo, os motoristas de “New Brunswick”, canadenses, estão a caminho de informar um número recorde de avistamentos de UFOs neste ano”. Mais de 400 histórias de curiosos encontros foram arquivadas até o fim de julho, comparado com só 300 antes deste tempo no ano passado, diz o Ufology Research of Manitoba, um grupo que localiza relatos de objetos voadores não identificados.
Nessa taxa, o total de 2004 ultrapassará o recorde atual de 673 avistamentos informados no ano passado, disse Chris Rutkowski, co-coordenador de pesquisa para a organização baseado em Winnipeg. O grupo recebe relatos diretamente pelo telefone e “e-mail” de agências irmãs que seguem o fenômeno, além de departamentos federais como transporte e defesa nacional. Rutkowski comenta: “penso que há um ressurgimento do interesse no espaço”.
Deslumbrantes manobras no meio aéreo eram características de alguns dos outros episódios mundiais mais dramáticos. Numa base militar em Beaverbank, N.S., no dia 23 de abril, três pessoas avistaram várias luzes no leste, inclusive um lento movimento de uma luz vermelha que subia e descia. De repente, uma segunda luz vermelha se abateu, incitando a primeira a subir e voar acima dela. As pradarias parecem ser um local quente de atividades inexplicáveis.
Em Alberta, 61 avistamentos aconteceram até o fim de julho, comparado com 76 em todo ano passado. Havia 50 em Manitoba, já o dobro do total de 2003, enquanto 19 relatos apareceram de Saskatchewan, ultrapassando o ano passado em 13. Em um incidente amplamente noticiado, um piloto do avião do primeiro-ministro Paul Martin informou ter visto uma luz “muito luminosa” que caía do ar, com fumaça arrastando, enquanto a aeronave passava sobre Suffield, Alberta, no dia 21 de março.