Uma matéria muito bem bolada – mas infelizmente, mais um hoax (trote) – acaba de ser solta na rede. A brincadeira tem tom seríssimo, ainda conta com declaração pública da empresa e, caso não fosse devidamente analisada e observada, ilustrada com uma foto “reveladora”, certamente causaria frisson no meio ufológico. Aí vai o conteúdo:
A companhia aérea Ryanair confirmou hoje que o piloto do vôo FR1397 de Oslo (Noruega) para Londres reportou um UFO às autoridades da aviação após os passageiros terem publicado imagens chocantes tiradas a bordo do avião a 200 km a Sul de Oslo.
Profissionais da aviação confirmaram que lhes foram reportadas informações semelhantes e confirmam ainda que tais avistamentos não são incomuns naquela região nesta época do ano, onde ocorrem com mais freqüência até 25 de dezembro.
Stephen McNamara, da companhia, afirmou em comunicado distribuído nesta tarde que “a Ryanair confirma que o comandante do vôo FR 1397 reportou oficialmente um objeto voador não identificado cerca de 200km a Sul de Oslo. Os tripulantes aperceberam-se do objeto após alguns passageiros o terem avistado e começado a tirar fotografias. A Ryanair entregou as imagens às autoridades da aviação na Europa numa tentativa de garantir que os avistamentos possam ser analisados. A Ryanair não comenta rumores e especulações e não será influenciada por passageiros que afirmam que o UFO era um vôo de teste para o dia 24 de dezembro. Este é agora um assunto a ser tratado pelas autoridades.”
Como sempre pedimos e aconselhamos aos internautas e leitores, pesquisem sempre antes de repassar qualquer tipo de suposta notícia. Esperamos ter cortado este hoax pela raiz, pois seria facilmente distribuído mundialmente como fato. Um exemplo da inicialização do repasse de forma equivocada pode ser verificado clicando-se aqui.