O diálogo entre dois comandantes, um da Latam e outro da Azul, e uma militar da Aeronáutica, foi captado e revela a surpresa de todos com a estranha aparição de luzes azuis se deslocando pelos céus de Porto Alegre, RS. Fontes asseguram que a Base Aérea de Canoas teria enviado caças para averiguar.
O surgimento de luzes no céu de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, intrigou pilotos e controladores de voo na noite do sábado passado, 05 de novembro. Apesar de se parecer com a iluminação de uma aeronave, equipes do Aeroporto Salgado Filho afirmam que não havia nenhum outro avião na região no momento, assim como nada detectado nos radares.
O caso foi registrado pela Central de Controle do aeroporto por volta de 23h00. Em vídeo, os diálogos entre os comandantes e a controladora de tráfego aéreo é detalhado. De acordo com os relatos, as luzes acendiam, apagavam e se moviam rapidamente, mas não impediram o tráfego das aeronaves.
Pilotos da TAM e da Azul, além de funcionários da Torre de Controle do Aeroporto Salgado Filho, relataram avistamentos de luzes no céu de Porto Alegre na noite deste sábado (5).
Os diálogos entre os comandantes e a controladora de tráfego aéreo detalham os relatos.
Assista ?? pic.twitter.com/KhR89IygdK
— Metrópoles (@Metropoles) November 6, 2022
Acima, o diálogo entre os comandantes e a controladora de tráfego aéreo sobre o avistamento.
Fonte: Twitter
O piloto do voo TAM 3406, que decolou de Guarulhos (SP) para Porto Alegre, descreveu a aparição das luzes, que, segundo ele, “(…) às vezes é uma, às vezes duas ou três.” O piloto do voo Azul 4657 também disse ter avistado as luzes desde o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Segundo ele, as luzes eram em “espiral”, girando bem forte.
Na mesma noite, a câmera 1 do canal Pôr do Sol Guaíba registrou atividade intensa de luzes em movimento pelos céus de Porto Alegre. Não apenas isso, fontes informaram ao site AEROIN que a Força Aérea Brasileira (FAB), enviou pelo menos um caça F-5 do Esquadrão Pampa (callsign “Pampa 12”), sediado na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, para identificar os objetos. Sobre isso, não há detalhes publicamente divulgados até o momento. Ao que tudo indica, os gaúchos podem estar diante de uma onda ufológica e, portanto, é recomendado que os entusiastas estejam atentos com suas câmeras para registrar o fenômeno.