A NASA iniciou os preparativos para lançar uma nova missão a Marte com o objetivo de analisar o solo congelado em regiões do pólo norte do planeta. Um comunicado do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) destacou que a sonda Phoenix será lançada rumo ao planeta vermelho em agosto do ano que vem.
“Todos os subsistemas e instrumentos estão sendo testados separadamente, e agora iniciaremos a etapa vital de reuni-los e testá-los para saber como funcionam em conjunto”, disse Barry Goldstein, diretor do Projeto Phoenix. O cientista indicou que já foi confirmado que existe quantidade considerável de água nas camadas superficiais das latitudes altas de Marte.
“Projetamos a Phoenix para que nos proporcione maior informação sobre esta região, como possível presença de vida”, indicou Peter Smith, principal pesquisador da missão. Ao contrário das naves Spirit e Opportunity, que utilizaram bolsas de ar para reduzir o impacto, a Phoenix usará seus motores para reduzir os efeitos do choque contra a superfície.
Os dois veículos exploradores desceram sobre os extremos opostos do planeta há mais de dois anos e, em suas primeiras explorações, confirmaram que Marte tinha água abundante, em estado líquido, em seu passado remoto. Para conduzir seus trabalhos no planeta, a Phoenix contará com um braço robótico de dois metros de comprimento e um dispositivo de perfuração para escavar a uma profundidade de 50 metros no solo marciano..