O incidente, ocorrido em 29 de janeiro de 2023, levantou muitas questões sobre o que a tripulação do voo fretado ATR 42-500 observou no céu enquanto sobrevoava o Canadá. Segundo relato dos pilotos, por volta das 23h15, sobrevoando a cidade canadense de Yellowknife, eles observaram duas luzes misteriosas no céu.
“Estamos vendo duas luzes dançando aqui.” Na gravação de áudio, a tripulação pode ser ouvida dizendo aos controladores do Yellowknife que observaram duas luzes circulando e fazendo acrobacias no céu. Ao se aproximarem do aeroporto, as luzes pareciam mover-se do Leste para o Noroeste da cidade.
Acima, o áudio da conversa entre a tripulação e a torre de controle. Acione legendas.
Fonte: LUFOS
No entanto, o controlador de tráfego aéreo no solo informou que não viu nada no radar e não tinha sinal de nenhum outro objeto no céu. O incidente foi relatado usando os protocolos CIRVIS (Instruções de Relatórios de Inteligência Crítica) usados pelos pilotos para relatar avistamentos de UFOs ou aeronaves inimigas.
De acordo com o relatório do incidente, os tripulantes não souberam explicar que tipo de luzes estavam observando. Embora não haja uma explicação clara para o que a equipe do Canadian North viu, o relatório e a gravação de áudio adicionaram intriga ao debate em andamento sobre avistamentos de UFOs e sua autenticidade.