Um investigador no Capitólio, não identificado a pedido dele, leu o livro UFOs and Nukes: Extraordinary Encounters at Nuclear Weapons Sites, de Robert Hastings, e chamou a atenção de Kirkpatrick, observando seu exame de mais de uma centena de incursões de UFOs em locais de armas nucleares durante a era da Guerra Fria e além. Kirkpatrick perguntou se Hastings estaria disposto a entrar em contato com os indivíduos, para saber se eles gostariam de testemunhar perante os funcionários do AARO (Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios), o que o autor concordou.
Em 13 de janeiro de 2023, Hastings informou que 11 deles tinham tinham concordado em testemunhar perante o AARO. Nesse ponto, ele foi solicitado a priorizar as testemunhas, em termos de sua importância. Kirkpatrick explicou que seu grupo já havia sido contatado por muitos outros veteranos que desejavam testemunhar – a respeito de outros tipos de eventos relacionados a UFOs – e que levaria algum tempo até que o AARO pudesse entrevistar todos os 11 recomendados.
Foi sugerido que a equipe de Kirkpatrick primeiro contatasse o ex-oficial de lançamento do ICBM da Força Aérea dos Estados Unidos, Bob Salas, que estava de plantão durante um incidente na Base Aérea de Malmstrom, Montana, em 24 e 25 de março de 1967, durante o qual um UFO laranja em forma de disco pairou brevemente sobre o portão da frente do Oscar Flight Launch Control Facility (LCF). O Centro de Controle de Lançamento subterrâneo abaixo do LCF controlava 10 mísseis Minuteman-1. Segundos depois que um dos guardas da Polícia de Segurança de Salas ligou freneticamente para a cápsula de lançamento para relatar o UFO para ele, todos os 10 ICBMs (mísseis nucleares) ficaram offline, um após o outro.
Acima, uma animação encenando o vídeo de Jacobs, onde um UFO desativou uma ogiva.
Fonte: Chris Lehto
O segundo ex-oficial da USAF recomendado ao AARO como entrevistado de alta prioridade foi o doutor Bob Jacobs, que se envolveu em um incidente surpreendente na Base Aérea de Vandenberg, Califórnia, em setembro de 1964. Jacobs havia sido o oficial encarregado de uma equipe de câmera telescópica para filmar lançamentos de teste de mísseis na base. Durante um desses lançamentos, em 15 de setembro, a equipe de filmagem inadvertidamente capturou um UFO no filme, De repente, o objeto – um disco abobadado – direcionou quatro feixes de luz brilhantes para a ogiva. Segundos depois de ser atingida por eles, a ogiva começou a cair e rapidamente saiu da sub-órbita centenas de quilômetros antes de seu alvo.
Esperançosamente, o restante dos veteranos recomendados ao AARO será entrevistado em breve e, mais importante, seu testemunho sobre a realidade e a óbvia importância das incursões de UFOs em locais de armas nucleares será levado ao conhecimento do Congresso. Agora, se ficaremos sabendo de algum resultado dessas entrevistas, aí já é outra história.