(As notas abaixo foram compiladas pela Redação de UFO ESPECIAL, para atualização, esclarecimento e enriquecimento do texto).
01. O termo “ocupante” é originado da fatia de expressão melhor para designar o alienígena. Alguns autores usam a expressão “ufonautas”, já bem mais difundida na Ufologia.
02. Quando o presente trabalho foi compilado, o Japão era um dos países com menos atividades ufológicas no globo, hoje essa situação já está mudada e o Japão contribui com significativa parcela na Ufologia.
03. “Onda” é uma época de grande concentração de observações ufológicas, podendo centralizar-se numa cidade, região, estado ou mesmo países. Há casos de ondas mundiais.
04. “Humanóide” é o termo usado na Ufologia para designar um ET com forma humana.
05. O Projeto Blue Book, ou Livro Azul, foi criado pela Força Aérea dos EUA para investigar o Fenômeno UFO, porém acabou por se tornar num meio para aquela instituição camuflar a realidade dos UFOs.
06. “Homens-contato”, ou “contactees”, são os famosos contatados: pessoas que, mesmo sem qualquer prova cabível, julgam-se em contato constante com extraterrestres.
07. Esses casos de ETs sem aparelhagem protetora fora de suas naves passaram a ocorrer mais intensamente a partir de 1947.
08. Inúmeros são os registros de criaturas absolutamente idênticas aos terrestres. É possível que algumas estejam, de fato, vivendo entre nós, sob disfarce.
09. Fábio Zerpa, famoso ufólogo argentino e editor da revista Cuarta Dimensión; Casilla de Correas 35 – Suc. 29/B, 1429 Buenos Aires, Argentina.
10. A FAB manteve operações de pesquisas ufológicas secretas, durante 1969el972, sob a coordenação do Sistema de Investigações de Objetos Aéreos Não Identificados (SIOANI), entidade que criou dentro de seus quadros. Desde 1972, a pesquisa da FAB está centralizada em Brasília e é inacessível a civis ou mesmo militares não altamente graduados.
11. Centro Ufológico Nazionale ou CUN é dirigido por Roberto Pinotti, experiente ufólogo italiano: Via Odorico de Pordenone 36, Firenze 50127, Itália.
12. Dona Rosa Lotti Danieli ainda reside em Ceninna, Itália.
13. SBED V é a sigla para Sociedade Brasileira de Estudos sobre Discos Voadores: Caixa Postal 16.017, 22222 Rio de Janeiro (RJ), Correio do Largo do Machado.
14. A revista “O Cruzeiro”, após as famosas fotos de UFOs obtidas na Barra da Tijuca por Ed Keffehe João Martins, passou a manter várias seções regulares sobre Ufologia. Algumas de grande contribuição à Ufologia Brasileira, outras lamentáveis…
15. A ocorrência de Lagoa Negra, em Viamão (RS), está registrada em detalhes também nos arquivos da Irmandade Cósmica Cruz do Sul, ICCS, uma vez que o Grupo Gaúcho está desativado: Caixa Postal 72, 94000 Gravataí, RS.
16. Inúmeras são as ocorrências em que testemunhas de contatos com UFOs dispararam armas de fogo contra essas naves e seus tripulantes. Em alguns desses casos, há tragédias lamentáveis, de ambas as partes.
17. A NICAP, ou National Investigation Committee on Aerial Phenomena, foi uma das organizações pioneiras dedicadas à pesquisa ufológica nos EUA e uma das mais importantes, pois reunia os mais brilhantes ufólogos do principio da Era dos UFOs. Hoje a entidade está desativada.
18. GEPA é a sigla para Groupment d\’Etudes de Phenoménes Aériens, entidade importante e pioneira na França, hoje praticamente extinta, mas ainda sobrevivendo: 69, Rue de la Tombe-Issoire, F-75014 Paris, França.
19. Aimê Michel foi ma temático e um dos mais brilhantes ufólogos que já existiu, criador da teoria da Ortotenia, para localização de UFOs em eventos de ondas, com base em estatísticas.
20. Gianni Settimo, representante do CPDV na Itália e conhecido ufólogo daquele país: Corso Vittorino Emanuelle 108, 1-10121 Torino, Itália.
21. A onda francesa de 1954, que também se manifestou em todo o mundo, foi uma das que apresentou maior concentração de UFOs em toda a História da Ufologia.
22. A Colônia Goio-Bang, local exato do pouso do UFO, fica próxima à Pitanga, no centro geométrico do estado do Paraná.
23. José C. Higgins foi citado na literatura ufológica várias vezes como agrônomo, mas era, na realidade, agrimensor.
24. CICOANI significa Centro de Investigação Civil de Objetos Aéreos Não Identificados, entidade aparentemente extinta.
25. No princípio de 1.988, após a publicação do Caso Sagrada Família em UFO nº 1, um dos jovens presentes á ocorrência, na época, comunicou-se com o CPD V, dando confirmação ao caso e acrescentando outros detalhes, desconhecidos até então, e que serão publicados brevemente.
26. BUFORA é a sigla de British UFO Research Association, a maior organização inglesa de pesquisas: 40, Jone Drive, Whittlesey. Peterborough PE7 2HW, Inglaterra.
27. CEI ou Centro de Estúdios Interplanetários, hoje extinto, foi uma das principais organizações de pesquisas ufológicas da Espanha.
28. Antonio Ribeira é autor de vários livros e renomado pesquisador espanhol, tendo sido presidente do CEI e editor da revista Stendek; Balmes 86, Entlo. 2-A, Barcelona 8, Espanha.
29. Esta estatística tem aumentado consideravelmente a cada ano. Hoje já temos mais de 10.000 registros de ocupantes desde 1947.