Lançada no último dia 07, a nave Dragon da empresa SpaceX chegou nesta quarta-feira, 10 de outubro, a Estação Espacial Internacional (ISS). É a primeira vez que uma missão comercial de transporte de carga é realizada para o laboratório orbital. A Dragon, sem tripulação, foi segura pelo braço robótico da estação e acoplada a uma das docas do complexo.
É o primeiro de 12 voos de transporte de suprimentos levado a cabo pela SpaceX, com a qual a NASA possui um contrato de 1,6 bilhões de dólares. A Dragon, nessa missão identificada pela sigla CRS-1 (Serviço de Reabastecimento Comercial), levou para a órbita terrestre 453 kg de carga, incluindo a adição pouco antes do lançamento de sorvete de chocolate e baunilha.
A nave deve permanecer acoplada a ISS por três semanas, durante as quais os astronautas a carregarão com 907 kg de material de experimentos e equipamentos da estação para serem trazidos de volta para a Terra. A Dragon deve pousar no Pacífico no dia 28 de outubro, próximo à costa do Sul da Califórnia. A SpaceX, paralelamente a versão cargueira, desenvolve uma Dragon para o transporte de astronautas, capaz de levar até sete tripulantes.
Confira um vídeo da chegada da Dragon a ISS
Veja um infográfico com a futura versão tripulada da Dragon
Saiba mais:
Livro: UFOs na Rússia