Dois astronautas, um cirurgião e um médico da Nasa iniciaram hoje uma missão de 12 dias no fundo do mar, junto à costa do estado da Flórida, para testar conceitos de medicina espacial e técnicas para caminhar na Lua. A missão Neemo 12 (Nasa Extreme Environment Mission Operations 12) é formada pelos astronautas Heidemarie Stefanyshyn-Piper e José Hernández, pelo médico Tim Broderick, da Universidade de Cincinnati, e pelo cirurgião da Nasa Josef Schmid, informou o site da agência espacial dos Estados Unidos.
A bordo do Laboratório Sumbarino, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), o grupo realizará uma série de experiências de tecnologia médica avançada, inclusive de telecirugia robótica, em pacientes simulados, disse a Nasa. “A experiência ajudará a desenvolver técnicas de atendimento para as tripulações durante missões tripuladas de longa duração”, segundo Bill Todd, diretor do projeto Neemo 12, no Centro Espacial Johnson da Nasa, em Houston (Texas).
A tripulação do laboratório submarino também realizará “caminhadas lunares” para testar os conceitos sobre a prospecção lunar do futuro. Os astronautas construirão uma estrutura submarina com a ajuda de um veículo operado por controle remoto e praticarão a coleta de mostras geológicas, a fim de desenvolver instrumentos para executar a mesma tarefa na Lua. O Laboratório Submarino tem cerca de 15 metros de comprimento e quatro de diâmetro. Ele fica a 20 metros da superfície marinha.