A revista especializada \’Aviation Week and Space Technology\’ havia publicado que, em pelo menos duas ocasiões, astronautas completamente bêbados realizaram missões. A condição dos tripulantes colocava em risco as viagens, segundo o conteúdo publicado na revista, que usou um relatório da agência espacial americana como fonte.
Ao falar com repórteres depois do lançamento do ônibus espacial Endeavour na noite de 08 de agosto, em Cabo Canaveral (Flórida), o diretor da NASA, Michael Griffin, disse que foram revisados os lançamentos dos ônibus espaciais americanos e das naves russas Soyuz dos últimos dez anos e que não foram encontrados sinais de tripulantes embriagados.
“Inclusive não podemos encontrar onde poderia haver uma possibilidade assim”, disse, em declarações divulgadas pela imprensa americana. A revista de aviação, a primeira a abordar esse assunto no mês passado, também citou um médico da Força Aérea Americana, Richard Bachmann, envolvido na investigação do caso, considerando que tais rumores se baseavam apenas em “versões anedóticas”.