O novo foguete será projetado para permitir missões tripuladas ao Planeta Vermelho, diminuindo consideravelmente o tempo de trânsito, e pode estrear em 2027.
Missões tripuladas à Lua são possíveis porque leva apenas alguns dias para chegar lá, mas se algum dia formos pousar humanos em Marte – uma viagem que normalmente leva mais de sete meses – vamos precisar de um meio de transporte capaz de chegar ao seu destino muito mais rápido.
Agora a NASA, em colaboração com a DARPA, anunciou sua solução para esse problema – um novo tipo de foguete equipado com um motor térmico nuclear capaz de chegar a Marte em questão de semanas.
Apresentado pelo administrador da NASA, Bill Nelson, durante uma apresentação anteontem, 24 de janeiro, o novo empreendimento terá como objetivo “(…) desenvolver e demonstrar propulsão térmica nuclear avançada, uma tecnologia revolucionária que permitirá aos Estados Unidos expandir as possibilidades para futuras missões espaciais tripuladas.”
Assista acima ao anúncio (ativando legendas) do novo foguete, por Bill Nelson, administrador da NASA.
Fonte: VideoFromSpace
Descrito por Nelson como um “grande investimento para chegar a Marte”, o novo foguete pode voar já em 2027 e pode se tornar parte integrante dos esforços para pousar humanos no Planeta Vermelho na década de 2030.
“A NASA tem uma longa história de colaboração com a DARPA em projetos que permitem nossas respectivas missões, como manutenção no espaço”, disse a vice-administradora da NASA, Pam Melroy. “Expandir nossa parceria para a propulsão nuclear ajudará a impulsionar a meta da NASA de enviar humanos a Marte.”