Cientistas da Nasa estão testando dois balões que podem ajudar a entender o aquecimento global na Terra a partir de Vênus. O protótipo vai sobrevoar o inóspito planeta vermelho a 56 km de altura para estudar sua superfície, ventos e gases atmosféricos.
Sendo um pouco menor do que nosso planeta, Vênus tem uma densidade similar à da Terra, assim como suas composições gravitacionais. No entanto tem uma atmosfera cerca de 100 vezes mais pesada, o que causa temperaturas altíssimas na sua superfície.”
Seria extremamente caro produzir métodos de refrigeração para um robô atuar na superfície de Vênus, mas um balão pode estudar por semanas o planeta sem enfrentar essas dificuldades”, disse o cientista da Nasa Kevin Baines.
Um dos objetivos é determinar o histórico geológico do planeta, o que poderia levar a respostas sobre as atuais mudanças climáticas na Terra. “A análise dos gases atmosféricos vai dizer se Terra e Vênus são planetas gêmeos. Missões anteriores sugeriram que, no início, o nosso planeta era bem parecido com ele”, disse Baines.