Conforme o diário de notícias português DN, profissionais da Science and Entertainment Exchange e da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) escolheram o filme 2012 (2009), protagonizado por John Cusack e Thandie Newton como o que possui mais erros científicos.
Armageddon (1998), com Bruce Willis, O Sexto Dia (2000), com Arnold Schwarzenegger, e O Núcleo: Missão ao centro da Terra (2003) também estão nesta “lista negra”. Ela viria sendo contatada por muitas pessoas questionando se, como a película diz, o mundo vai acabar em 2012.
O Extra Online, do O Globo, divulgou inclusive a declaração de Donald Yeomans, comandante da missão Rendezvous. “É um absurdo. Os diretores se aproveitam dos receios do público e do suposto fim do mundo, aparentemente previsto pelo povo Maia, cujo calendário termina no dia 21 de dezembro de 2012”, reclamou.
“A NASA está recebendo tantas mensagens de pessoas apavoradas com o fim do mundo que decidimos lançar um site especial que desmente os mitos. Nós nunca precisamos fazer algo do tipo até então”, explicou.
Por outro lado, a agência elegeu também as produções mais realistas no que diz respeito às questões espaciais e científicas. O primeiro lugar foi atribuído a Gattaca (1997). Neste rol estaria também Contato (1997), com Jodie Foster, e Parque Jurássico [Jurassic Park, 1993].