Ad image

NASA divulga imagem revisitada dos Pilares da Criação, ainda mais estonteante

Nesses tempos em que todos parecemos estar sendo massacrados por notícias ruins, a NASA decidiu dar a todos um presente de Páscoa, e divulgou a imagem dos Pilares de Criação, vistos sob a luz infravermelha. Maravilhe-se

Laura Maria Elias

4b3958e927add840d00f3d650d6b20441586610191

Pilares da Criação, na nebulosa da Águia, visto sob luz infravermelha
Créditos: NASA

Nesses tempos em que todos parecemos estar sendo massacrados por notícias ruins, a NASA decidiu dar a todos um presente de Páscoa, e divulgou a imagem dos Pilares de Criação, vistos sob a luz infravermelha. Maravilhe-se

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Os olhos humanos podem ver apenas uma pequena porção da faixa de radiação emitida pelos objetos ao nosso redor. Chamamos essa ampla gama de radiação de espectro eletromagnético e a parte que podemos enxergar, de luz visível.

Agora, os pesquisadores revisitaram uma das imagens mais icônicas e populares do Hubble: os Pilares da Criação, na nebulosa da Águia.

 15f9a588781fb905ea1488141a724436
Imagem dos Pilares da Criação, sob luz visível
Crédito: NASA

 

Descoberta em 1745 pelo astrônomo suíço Jean-Philippe Loys de Chéseaux, a nebulosa da Águia fica a aproximadamente 7.000 anos-luz da Terra, e é um berçário de estrelas na constelação da Serpente.

A estrutura do pilar é imensa. Apenas o maior pilar à esquerda tem cerca de quatro a 5 anos-luz.

 

Nossos olhos no universo

36bf800de33c77d66d49383cba36ffa9
Telescópio Hubble na órbita terrestre
Crédito: Euronews

Aqui, os pilares são vistos na luz infravermelha, que penetra através da obscuridade da poeira e do gás e revela uma imagem desconhecida, mas igualmente surpreendente, dos pilares. 

A imagem que todos conhecemos foi feita no espectro da luz visível.

Na nova imagem, muito mais etérea, todo o quadro é salpicado de estrelas brilhantes e estrelas bebê são reveladas sendo formadas dentro dos próprios pilares. 

Os contornos fantasmagóricos das colunas parecem muito mais delicados e impõe sua silhueta contra uma névoa azul assustadora.

O Telescópio Hubble, nossos olhos no céu por décadas, não cansa de nos surpreender e de nos alertar para o quanto ainda não sabemos e sequer imaginamos sobre a grandiosidade do cosmos.

Você pode explorar tudo o que o Hubble tem a oferecer, inclusive saber o que ele está vendo neste momento, clicando aqui 

Fontes: Futurism  NASA 

Assista, abaixo, um incrivel documentário sobre o telescópio Hubble:

 

TÓPICO(S):
Compartilhe