A Lua Reia, de Saturno, foi fotografada em maio desse ano pela sonda Cassini. A nova e intrigante imagem foi feita em luz verde e mostra o satélite em um ângulo que a deixa aparentemente flutuando sobre os anéis do planeta. Reia é o segundo maior satélite de Saturno, perdendo apenas para Titã. Seu diâmetro é próximo a 1,5 mil km.
No passado, outras imagens revelaram que Reia tem em sua superfície grandes zonas de fraturas. Ela é composta essencialmente por gelos e foi o 14º satélite de Saturno a ser descoberto.
Em 2008, foi anunciado pela NASA que o satélite pode estar cercado por anéis. A descoberta aconteceu depois que foi detectado um grande disco de escombros em volta de Reia. Na época a agência afirmou que esta é a primeira vez que anéis são detectados em torno de uma lua.
Ela foi descoberta em 1672 pelo astrônomo Giovanni Domenico Cassini que nomeou o grupo das quatro luas que descobriu, formado pelos satélites Tethys, Dione, Reia e Jápeto, com o nome de Sidera Lodoicea [As Estrelas de Luís, em tradução livre] em homenagem ao rei Rei Luís XIV.
Vejo vocês no próximo post. Enquanto isso estou no twitter: www.twitter.com/jonatasmobile.