Em uma surpreendente reviravolta dos acontecimentos, a NASA veio à público para desmentir um suposto UFO avistado por caçadores de anomalias online.
A “nave” em questão chamou a atenção de ufólogos e entusiastas no fim do mês passado, quando o Observatório de Relações Solares Terrestres (STEREO), aparentemente capturou uma estrutura semelhante a uma roda com uma cruz dentro dela, no espaço.
O STEREO é um projeto da NASA que observa o Sol e, ocasionalmente, captura os planetas passando pelo corpo solar.
A roda de Ezequiel
Profeta Ezequiel e o UFO. Crédito: Revista UFO
A considerável a excentricidade do objeto e sua natureza aparentemente artificial, levou um número de observadores a concluir que o projeto STEREO tinha, inadvertidamente, filmado uma nave alienígena. E que muitos ligaram o objeto à história bíblica da roda de Ezequiel.
Segundo nos conta a Bíblia, o profeta Ezequiel teria visto uma “carruagem com rodas” descer do céu em sua direção. A carruagem se aproximava com brilho extremo, que Ezequiel compara “ao metal derretido”, e era pilotada por seres com semelhança humana.
Diz o texto: “e no meio do fogo havia quatro vultos que pareciam seres viventes. Na aparência tinham forma de homem, mas cada um deles tinha quatro rostos e quatro asas. Suas pernas eram retas, seus pés eram como os de um bezerro e reluziam como bronze polido. Debaixo de suas asas, nos quatro lados, eles tinham mãos humanas. Os quatro tinham rostos e asas, e as suas asas encostavam umas nas outras…”.
O pouso do objeto teria acontecido entre ventos, relâmpagos e fortes luzes.
Nada de Ezequiel
Estação Espaciel Internacional (ISS). Crédito: NASA
Voltando ao avistamento atual, nem todos estavam convencidos, especificamente o experiente ufólogo Scott Brando, que argumentou que o UFO era na realidade apenas “um objeto recorrente na imagem causado por reflexões internas de um planeta”.
Surpreendentemente, o diagnóstico de Brando foi reproduzido pela NASA, que raramente usa seu tempo para responder sobre supostos UFOs vistos em suas fotos e vídeos.
Dessa vez, a agência espacial explicou em uma atualização online na última sexta-feira que, de fato, a nave vista na filmagem era apenas “o reflexo do planeta Vênus dentro das lentes do telescópio” e ressaltou que “esse efeito já foi visto muitas vezes antes” citando exemplos em sua resposta.
Um caso especial
NASA. Crédito: NASA
Embora os entusiastas de UFOs tenham ficado, de forma compreensível, desapontados ao descobrir que a nave fantástica não era realmente uma nave, precisamos reconhecer que a NASA, pelo menos, se preocupou em se pronunciar sobre o tema
Isso, sabemos todos não é algo que ocorra normalmente, já que tais supostos mistérios espaciais nunca recebem resposta oficial da agência.
Por que, exatamente, esse caso em particular fez com que eles mudassem sua postura não se pode adivinhar, mas os teóricos da conspiração dirão que eles foram forçados a se adiantar porque a imagem estava “muito próxima da verdade”.
Fonte: Coast to Coast
Assista abaixo um vídeo explicando o objeto: