Após a primeira audiência pública no Congresso sobre UFOs em 54 anos este mês e uma nova lei que obriga uma força-tarefa UFO do governo, fontes dizem que a NASA está aumentando seus esforços para ajudar na investigação.
O novo projeto da NASA pode fazer com que a administração jogue seu considerável peso científico em uma busca por possíveis sinais de vida extraterrestre, não apenas em planetas distantes, mas aqui mesmo na Terra. Um porta-voz da NASA confirmou que a agência está “(…) avaliando como fornecer nossa experiência em observações da Terra baseadas no espaço para melhorar a compreensão dos UFOs” e “(…) consultou várias entidades governamentais” – mas negou que estivesse montando seu próprio escritório dedicado aos UFOs. A declaração marca um salto gigantesco para o governo, que anteriormente descartou todas as sugestões de que tinha algo a ver com objetos voadores não identificados.
Uma fonte afiliada ao governo dos Estados Unidos e familiarizada com a pesquisa ufológica da NASA disse ao DailyMail que o projeto provavelmente incluirá a coleta de evidências de quaisquer astronautas que encontrarem objetos não identificados no espaço e a revisão de imagens e dados de missões anteriores para ajudar a investigar quaisquer encontros anômalos. A fonte acrescentou que o trabalho da NASA complementará a força-tarefa UFO do Departamento de Defesa (DoD), encarregada pelo Congresso de investigar as ameaças representadas por objetos estranhos no espaço aéreo norte-americano e além. A fonte disse: “Será algum tipo de grupo de trabalho que ajudará a apoiar o DoD. Está buscando ser complementar.”
Uma câmera no ônibus espacial capturou objetos brilhantes que pareciam voar acima da Terra, mudar de direção e acelerar rapidamente para o espaço em 12 de setembro de 1991.
Fonte: NASA
A fonte adicionou, referindo-se ao Grupo de Sincronização de Gerenciamento e Identificação de Objetos Aerotransportados (AOIMSG), a força-tarefa UFO do DoD: “Suspeito que será uma combinação de esforços que incluirá talvez testemunhos oculares em primeira mão de funcionários e astronautas da NASA e, em seguida, talvez uma revisão de imagens de arquivo antigas para avaliar se existem algumas descobertas nos arquivos da NASA que podem ajudar o AOIMSG.” A fonte revelou que a equipe de UFOs do Pentágono já solicitou imagens de câmeras espaciais em algumas das missões da NASA como parte de suas investigações.
A fonte, que está familiarizada com as investigações de UFOs da NASA, disse ao DailyMail: “Houve vários supostos incidentes envolvendo astronautas da NASA e missões da NASA que envolvem UFOs. Em vez de ignorá-los, acho que a NASA está fazendo a coisa certa ao abordar esse assunto de frente.” Uma porta-voz da administração espacial, Karen Fox, disse: “A NASA consultou várias entidades governamentais sobre como aplicar as ferramentas da ciência para esclarecer a natureza e a origem de fenômenos aéreos não identificados – informações que são importantes para a agência para uma perspectiva científica.”