A Agência Espacial Norte-americana (Nasa) informou que na próxima quinta-feira (30) anunciará se a nave espacial Discovery está pronta para ser lançada numa missão de fornecimento de provisões à Estação Espacial Internacional (ISS), a partir de 13 de julho. Um comunicado da Nasa informou que o anúncio será feito imediatamente após uma reunião de um grupo de avaliação que analisará os preparativos para o lançamento da nave.
A Nasa disse que os principais diretores da missão determinaram que, após as reformas e modificações feitas na estrutura da nave, o risco de pedaços da nave caírem se reduziram a “um nível razoável”. O lançamento da Discovery representará o reatamento das missões das naves, suspensas após o desastre do Columbia, em 01 de fevereiro de 2003. A medida foi tomada ao constatar-se que um pedaço da espuma isolante do tanque externo bateu num setor da asa esquerda da nave.
A perfuração na estrutura do Columbia permitiu a entrada de gases ao reingresso da nave na atmosfera, num acidente que a desintegrou e causou a morte de seus sete tripulantes. Um comunicado da agência espacial informou que objetivo da reunião do grupo de avaliação da próxima quinta-feira será tomar uma série de decisões importantes sobre a missão do Discovery, incluindo a data oficial de seu lançamento. O Discovery já se encontra na plataforma 39B de lançamento no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e os técnicos estão fazendo os preparativos que devem ser os finais, disse um porta-voz da Nasa.