A NASA anunciou nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, que o ônibus espacial Discovery será lançado na noite do 7 de dezembro com o intuito de dar continuidade à construção da Estação Espacial Internacional (ISS). A nave partirá do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral (Flórida), em uma missão de 12 dias que será a última do ônibus espacial em 2006.
De acordo com William Gerstenmaier, administrador adjunto de Operações Espaciais da NASA, durante a missão, os astronautas levarão à ISS um novo pedaço de viga que estenderá o eixo central da estrutura do complexo espacial. Além disso, será realizado um reparo no sistema elétrico e de resfriamento da ISS. A agência espacial informou que serão necessárias 14 missões das naves para encerrar a construção do complexo espacial, uma tarefa que conta com a participação da NASA, da Agência Espacial Européia, da Rússia e do Canadá.
Estas 14 missões deverão acontecer antes de 2010, ano em que as naves dos EUA serão aposentadas. Este será o primeiro lançamento noturno de uma nave desde a última missão do “Columbia”, que se desintegrou no dia primeiro de fevereiro de 2003.