Segundo um artigo publicado nesta segunda-feira (22) na Nature Geoscience, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), é possível que encontremos vida aeróbica sob a superfície de Marte.
De acordo com os pesquisadores, equipe liderada por Vlada Stamenkovic, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL, na sigla em inglês), isso se daria devido à possibilidade de existirem lagos de água salgada subterrâneos no planeta vermelho e, caso algum deles esteja localizado sob a calota polar marciana, há grande potencial de existir oxigênio dentro dessas massas de água.Em 2016, o rover Curiosity fez a importante descoberta que a atmosfera de Marte pode ter sido rica em oxigênio em algum momento do passado. Entretanto, a perda de seu campo magnético permitiu o escape de grande parte do oxigênio disponível. Para esperança dos pesquisadores, ainda há oxigênio dentro das formações rochosas marcianas, indicando que o subsolo pode conter quantidades significativas do precioso gás.
Tendo em vista essas duas descobertas, a equipe do JPL questionou se a quantidade de oxigênio disponível no subsolo de Marte seria suficiente para abrigar vida aeróbia. Segundo os estudos, a conclusão é que seria totalmente possível, especialmente abaixo das calotas geladas dos polos de Marte, onde as temperaturas são mais baixas.
A existência dos lagos subterrâneos de água salobra em Marte ainda não foi comprovada, então o estudo versa mais sobre possibilidades que sobre certezas. Entretanto, é um importante passo para que pensemos como a vida aeróbia pode existir em ambientes sem fotossíntese.
“Nossas descobertas podem ajudar a explicar a formação de fases altamente oxidadas em rochas marcianas observadas com os rovers e implicam que as oportunidades de vida aeróbica podem existir em Marte e em outros corpos planetários com fontes de oxigênio independentes da fotossíntese”, diz o resumo do artigo científico, publicado no periódico Nature.
Veja o estudo no periódico Nature.
Veja o vídeo “Como analisar vida marciana na realidade”:
Fonte: Época
Veja mais:
Cientista de Los Alamos afirma que Bob Lazar era físico da Área 51
Suposto UFO aparece em transmissão ao vivo da TV argentina
Novo sinal de rádio parece vir de uma galáxia muito próxima à Terra
Passageiro em avião filma um objeto misterioso acompanhando o voo