Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Moradores relatam a presença de UFOs sobrevoando Colares, no Pará, depois de 30 anos do primeiro caso
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Moradores relatam a presença de UFOs sobrevoando Colares, no Pará, depois de 30 anos do primeiro caso
notícias

Moradores relatam a presença de UFOs sobrevoando Colares, no Pará, depois de 30 anos do primeiro caso

Enquanto arquivos da Aeronáutica abertos ao público revelam avistamentos feitos por militares há 30 anos, população vive fenômeno de novo

Ultima atualização: 3 de agosto de 2009 12:34
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

7eb9502f0cae5da1e5c8ce754c0ab12a1527692812

Depois de 30 anos, Colares pode estar sendo novamente visitada por UFOs
Créditos: Arquivo UFO

Nos últimos três meses, a comunidade de Vila Guajará, no município de Colares, no Pará, vive uma situação que remete a que foi vivenciada pelos moradores da ilha na década de 70. Pelo menos quatro pescadores teriam visto objetos luminosos sobrevoando o vilarejo em baixa altitude. O fenômeno é muito parecido com o que amedrontou moradores de Colares, Santo Antonio do Tauá e Vigia entre os anos de 1972 e 1979, num dos mais intrigantes casos registrado na Ufologia Brasileira. O fenômeno dos objetos luminosos em Colares de 30 anos atrás ficou conhecido como Chupa-Chupa pelo fato de alguns moradores terem sido atacados por essas fontes de luz. Um dos moradores de Vila Guajará que viu os recentes UFOs foi o professor Deusarino Lobato. Ele estava num barco com o irmão, a irmã e o cunhado quando viram as luzes coloridas sobrevoando uma casa. “Formava uma espécie de triangulo. Ficaram poucos minutos e depois sumiram no rumo de Colares”, disse Lobato. História semelhante é a contada pelo pescador José Ferreira Monteiro. “Vi umas luzes numa hora morta, perto de meia-noite. Tinha mais uns três pescadores comigo. A luz parecia uma estrela. Ficou mais ou menos uns 300 m de altura e depois foi para o sul.”

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Em Vila Guajará os casos começaram a ser contados em rodas de dominó e nas conversas de fim de tarde. Dione Almeida é mulher de Raimundo Almeida, pescador antigo de Vila Guajará. Na terça-feira, 21 de julho, Almeida havia ido a um batizado. Mas Dione conta que um mês atrás o marido chegou à sua casa assustado. “Ele viu na beira da rampa uma bola subindo da água, parecia uma bola de fogo. Essa coisa ficou por cima das águas e depois sumiu”. Maria Lourdes da Silva, mulher do pescador Benedito Rodrigues, também ouviu do marido um relato semelhante. Três meses atrás Rodrigues e uns amigos foram caçar em uma mata próxima e foram surpreendidos por uma luz que os seguiram por alguns metros. Essas histórias tem sido repetida não só em Vila Guajará como em outras localidades do centro de Colares, como Terra Amarela e Toquinho. Dessa vez, no entanto, é mais remota a possibilidade de que os testemunhos sejam considerados fraudulentos ou resultado da imaginação coletiva de uma comunidade inteira. A revista IstoÉ publicou recentemente uma matéria de capa, dando conta da abertura dos arquivos ufológicos da Aeronáutica sobre alguns episódios de UFOs, entre eles o ocorrido nos anos 70, que desencadeou a Operação Prato, uma missão da Aeronáutica que visava elucidar o mistério do chupa-chupa na comunidade.

Assunto relacionado:  Edição 117 - PONTO DE ENCONTRO

Após 30 anos, vítimas ainda não esqueceram – Embora o caso já tenha sido absorvido pelos habitantes de Colares, tornando-se até motivo de atração turística, não deixa de ser uma espécie de redenção aos antigos moradores, os que vivenciaram intensamente o período de medo quando o fenômeno mudou a rotina dos moradores. Pessoas como a professora aposentada Teresinha Auxiliadora Costa Monteiro, hoje com 70 anos, ajudou os militares da Aeronáutica, em especial o capitão Uyrangê Holanda, comandante da Operação Prato. “Todo mundo tinha medo. A gente achava que era uma nação que estava tentando combater o Brasil”, declarou a professora. Teresinha lembra que até o capitão, que no início era cético, ficou apavorado com o que presenciou naquela época. “Ele viu as luzes também. Viu o que nós todos vimos”. Teresinha e o marido, o pescador Manuel Costa Monteiro, presenciaram juntos uma das aparições dos UFOs. “Ele ia pescar e, de repente, voltou para casa dizendo: ‘cuidado, acho que a luz está perto da casa\’. Eu quis ver. A luz passou baixo e me deixou estagnada”.

O aposentado Manuel Monteiro, hoje com 77 anos, lembra a primeira vez que viu as luzes. Ele conta que foi em um roçado. Viu as luzes e depois encontrou algo que parecia um rádio transmissor. O delegado da cidade entregou o objeto à Aeronáutica. Como pescador, Monteiro disse que chegou a ver algumas vezes o objeto luminoso sobrevoando acima das embarcações. “A gente apagava as luzes e se abaixava no barco. No escuro dava para vê que era uma luz rápida, que vinha de cima do mato”. O irmão de Monteiro, já falecido, chegou a atirar contra essa luz. “O Elias era destemido. Ele trouxe uma cartucheira e deu um tiro em direção a ela”.

Foi um período que a população de Colares praticamente trocou o dia pela noite. Os moradores juntavam-se me frente às casas e esperavam o dia amanhecer. O medo era coletivo. “No começo a gente tinha medo de falar e ser preso”, diz Monteiro, pois o Brasil vivia o auge da Ditadura. Durante muitos anos Newton de Oliveira Cardoso viveu traumatizado. Ele foi um dos moradores atacados pelo chupa-chupa. O ano era 1976, e Newton estava dormindo em uma rede na casa da namorada quando sentiu uma espécie de pontada. Acordou com o local cheio de gente dando tiros para o alto. “Ninguém conseguiu dormir mais. Tentei levantar, mas vi que estava fraco”. O pai de Cardoso o levou a Belém para consulta, mas a família nunca pegou os resultados. “Muita gente ficou assustada”, disse Cardoso que hoje mora em um sítio afastado de Colares.

Assunto relacionado:  UFOs em Sobral preocupam pesquisadores e amedrontam população
TÓPICO(S):Edição 117
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

Backchannel Vallee 1131 FINAL
Jacques Vallée: O Cientista que Desafiou a Ufologia e Transformou o Mistério em Ciência
Notícias
ChatGPT Image 13 de nov. de 2025 11 06 34
Demi Moore fala sobre o “disco voador” que caiu em sua cidade natal
Notícias
ChatGPT Image 12 de nov. de 2025 14 23 31
UFOs de Gulf Breeze: Fraude ou Real? O Caso Que Dividiu Pesquisadores e Céticos
Notícias

Categories

Leia também

WhatsApp Image 2025 11 03 at 10.03.40 1
Notíciasnotícias

Surge novo agroglifo em Santa Catarina, mas proprietário prefere fazer a colheita

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
3IATLAS Perhelion 2048x1128 1
Notíciasnotícias

Será que o 3I/ATLAS acaba de demonstrar sinais de tecnologia? Objeto interestelar exibe ‘movimento não gravitacional’ ao passar perto do Sol.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
12 minutos de leitura
Dr Michio Kaku
Notíciasnotícias

Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up