Grupos de até 10 objetos misteriosos, estranhas luzes brancas e brilhantes, objetos de formato triangular é somente alguns dos grandes avistamentos relatados pelo Ministério da Defesa no ano passado. O Ministro abriu o seu próprio “Arquivo X” em 2007, revelando 135 avistamentos ufológicos no Reino Unido. Se os alienígenas estão escolhendo o Reino Unido como um destino turístico, parece que está se tornando bastante popular, já que o número de avistamentos ultrapassou o de 2006, onde fora relatados 97 casos.
No ano passado, o Ministério da Defesa liberou detalhes de avistamento ufológico pela primeira vez, incluindo um arquivo datado de 1998. Anteriormente, detalhes do relatório classificado foram mantidos em segredo por 30 anos. Discos, formações, luzes brancas ou laranjas, naves de formato triangular e objetos de formato de cano foram todos flagrados no céu durante o ano de 2007.
Em Duxford, Cambridgeshire, no dia 12 de abril, uma testemunha relatou ter visto 50 objetos, cada um com uma luz laranja, se formando no céu antes de subir. Dois pilotos em aviões diferentes sobrevoando Alderney nas Ilhas do Canal relataram os mesmos UFOs no dia 23 de abril. Eles viram uma luz laranja brilhante, então um intervalo, seguido por um objeto idêntico. Em Portsmouth, em Hants, no mês de outubro, uma testemunha observou um objeto de formato esférico se aproximando de um avião, e aparentou acelerar muito rapidamente, se emparelhando lado a lado. “Outro objeto apareceu nas redondezas e então permaneceu estacionário”. Em West Midlands no mês de dezembro, uma testemunha ficou chocada quando um UFO disparou um facho de luz na sua janela. O Ministério da Defesa registrou: “Uma nave gigante mandando um facho de luz na janela de trás da testemunha. Primeiro mandou o facho de luz para o noroeste e então começou a se mexer lentamente”.
Outro relato notou uma “luz extremamente brilhante, que estava estacionária, mas algumas vezes desaparecia” sobre os céus de Wiltshire. Hilary Porter, da Sociedade Britânica dos Mistérios Aéreos e Terrestres (BEAMS, em inglês) diz que os avistamentos se tornaram crescentemente comum. Ela diz: “Tem havido um grande fluxo de UFOs. Recebemos tantas ligações de pessoas que tem presenciado estas grandes formações. Ligações atrás de outra, de executivos até pessoas comuns dentro de carros. Contatos que tem sido perturbadores para as pessoas envolvidas. Nós tivemos outras pessoas relatando avistamento de sondas. Outros sustentam que a grande maioria dos avistamentos pode ser explicada. Muitos são helicópteros ou outra nave projetada por seres humanos como, por exemplo, balões metrológicos ou satélites, enquanto outros são ilusões de óticas ou estranhas formações de nuvens. O Ministério da Defesa tomou a decisão de liberar os arquivos após o pedido de liberdade de informação“.
A porta-voz disse que o ministro não investiga todos os relatos. “Nós somente investigamos se houver qualquer objeto no espaço aéreo britânico que pode ser militar”, diz ela. “A não ser que haja uma ameaça, não prosseguimos com a investigação para tentar identificar isso”.