O Ministério da Defesa espanhol acaba de liberar a consulta, em seu site, de 80 documentos antes classificados relatando casos ufológicos ocorridos sobre aquele país entre 1962 e 1995. Em um total de 1.900 páginas os informes descrevem o local do avistamento, a data e um resumo dos fatos, além de considerações, conclusões e as propostas de desclassificação de cada documento. O processo de liberação teve início em 1991, quando o Ministério da Defesa decidiu analisar cada documento e reduzir sua classificação diante da demanda do público para ter acesso aos arquivos.
Um dos casos, surpreendentemente, envolveu Adolfo Suarez, que na época era primeiro-ministro. A bordo de uma aeronave de transporte do Esquadrão 401, em viagem da Alemanha para a Espanha, Suarez e os demais passageiros e tripulação observaram estranhas luzes que não puderam ser explicadas. O documento não indica o local do avistamento, e nele está escrito: “Durante a noite de 25 de fevereiro de 1980, a bordo de uma aeronave do Esquadrão 401 indo da Alemanha para a Espanha rumo a Madri com o primeiro-ministro Suarez, estranhas luzes foram observadas por pilotos e passageiros”.
Vários documentos descrevem casos em que UFOs foram detectados por radar mas eram invisíveis para os pilotos das aeronaves interceptadoras enviadas em seu encalço. Em um deles, datado de 28 de novembro de 1979, dois UFOs foram observados sobre Madri por numerosas testemunhas. Um caça foi enviado para averiguar, mas o piloto não viu nada, embora as condições meteorológicas fossem excelentes e por quatro vezes o contato por radar tenha sido estabelecido, conforme o arquivo. Outro caso aconteceu em 27 de novembro de 1979, quando luzes no céu foram vistas por várias pessoas e ecos de radar desconhecidos foram registrados. Em 1971 um objeto luminoso foi visto seguindo uma aeronave de treinamento T-33, e mais luzes estranhas foram observadas sobre Madri em 1977. A capital espanhola foi palco de um avistamento em 11 de dezembro de 1968, com duas testemunhas tendo descrito às 20h05 e 20h30 a presença de um objeto muito brilhante que variava sua luminosidade, na região sudoeste da cidade.
Acesse os documentos liberados
Avião espanhol precisou fazer pouso de emergência devido a um UFO
Ministério da Defesa da Espanha publica relatórios ufológicos
UFO com três ocupantes foi observado na Espanha em 1980
Universidade do Colorado publica documentos ufológicos
Governo Brasileiro libera um dos mais importantes documentos secretos sobre UFOs até agora
Documentos vazados comprovam negociações sobre UFOs na ONU em 1978
Estranhos documentos encontrados nos arquivos da CIA
Saiba mais:
Livro: MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto
Há um mistério que acompanha a Ufologia desde o início da Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, e que ainda resta ser decifrado. São os chamados homens de preto, também conhecidos como MIBs, do inglês men in black. Eles vêm há décadas surgindo em cenários de ocorrências ufológicas, muitas vezes apenas observando e noutras abordando com energia tanto testemunhas quanto pesquisadores destes fatos. MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto disseca o assunto como nenhuma obra antes, e o faz sob o comando de um dos maiores especialistas no tema em todo o mundo, o ufólogo inglês naturalizado norte-americano Nick Redfern.