Meteoritos do cometa Halley serão visíveis na noite desta quinta

Cuidado para não confundir com UFOs

Paulo R. Poian

a1ac34cffcb0a728e912362139f55efb1527600586

Centenas deles mergulharão em céus brasileiros durante esta noite
Créditos: Lunarmeteoritehunters

Um fenômeno caracterizado pela entrada de centenas de meteoritos na atmosfera terrestre poderá ser conferido na noite desta quinta-feira (05) em todo o Brasil, segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA). Fazem parte do cometa Halley e estarão visíveis a olho nu. As melhores condições de visibilidade são no hemisfério Sul e os interessados conseguirão avistá-los perfeitamente até o amanhecer da sexta (06).

Ad image

A NASA informou ainda que devem ser observados entre 40 e 60 meteoritos por hora, em condições ideais. É aconselhado que a “chuva” seja vista em um lugar sem muita iluminação. Segundo o astrônomo Bill Cooke, da agência espacial, “cada um desses meteoritos é um pedaço do cometa Halley fazendo um vôo kamikaze na atmosfera”.

“O atrito dos corpos celestes deve produzir uma chuva de estrelas cadentes”, disse o climatologista Homero Haymussi. Bom tempo, contudo, não garante as condições ideais para a observação do fenômeno. “O melhor é procurar um local isolado e distante das luzes da cidade”, sugeriu Haymussi.

TÓPICO(S):
Compartilhe