Entre junho e dezembro de 2019, a Marinha dos Estados Unidos obteve 24 vídeos de UFOs, de acordo com um funcionário aposentado do Departamento de Defesa (DoD), graças a formulários desclassificados através da Lei de Liberdade de Informação (FOIA).
Conforme divulgado através do Twitter de MarikvR, ex-funcionário do DoD, os materiais estavam pendentes de revisão, procedimento que, de acordo com a lei, deveria ter sido concluído antes de 01 de julho de 2022 e, no entanto, o material permanece sigiloso. Em sua opinião, é provável que haja dezenas de outros vídeos subsequentes, já que, desde 2019, os incidentes de UFOs se multiplicaram exponencialmente.
O pedido de informação foi feito em março de 2022 e foi aberto um processo com a referência DON-NAVY-2022-005130 que tentava responder ao pedido de “(…) todas as fitas de visualização relativas a 19 relatos” de que tinha notícias, incluindo as mencionadas no chamado Formulário Range Fouler e dos populares “FLIR1”, “GOFAST” e “GIMBAL.” No decurso do processamento do pedido de informação, o Departamento de Defesa contactou o Vice-Chefe de Operações Navais de Guerra de Informação (OPNAV N2/N6) para realizar uma pesquisa nos registros correspondentes.
Desta forma, o OPNAV N2/N6 identificou 24 vídeos que corresponderam ao pedido do autor. “Esses vídeos”, diz a nota, “(…) foram considerados confidenciais e estão isentos de divulgação em sua totalidade sob a isenção 5 U.S.C. $552 (b) (1), que protege informações de segurança nacional relacionadas à defesa nacional ou política externa de divulgação, desde que tenha sido devidamente classificado de acordo com os requisitos substantivos e processuais da Ordem Executiva 13526.”
Acima, parte da resposta da FOIA, mencionando os 24 vídeos.
Fonte: FOIA
A resposta contrasta com as declarações de John Kirby, um contra-almirante aposentado da Marinha que atualmente é secretário de imprensa do Departamento de Defesa, quando em outubro deste ano disse sobre os UFOs: “Estamos absolutamente comprometidos em ser o mais transparentes possível com o povo americano.” O que é certo, porém, é que as informações obtidas, de qualquer forma e de qualquer fonte, envolvendo UFOs são atualmente classificadas.
Tudo isso prova que, apesar dos importantes passos que o governo dos Estados Unidos tem dado na divulgação de UFOs, ainda há muito trabalho a ser feito. Vivemos momentos históricos, como o fato de o Congresso incentivar a investigação de casos de tecnologia “não humana”, de haver um escritório especializado na investigação desses fenômenos, da mudança de paradigma científico, que a NASA se envolve, mas ainda há um longo caminho a percorrer. MarikvR irá recorrer, na esperança de que os vídeos sejam liberados.
———————
Assista à uma chamada de Gener Silva para o XXVI Congresso Brasileiro de Ufologia:
Título da palestra: Arte Ufológica Rupestre: Imagens Reais UFOs e ETs na Idade das Pedras
Descrição da palestra: Com a descoberta de imagens em cavernas da Idade das Pedras de animais diversos, figuras impactantes próximas à perfeição artística, aliadas a ambientes de caça e de objetos e rituais estranhos, que lembram em muito UFOs e alienígenas, muitas coisas sobre nosso passado rupestre se esclarecem. Especialmente se aliadas aos estudos e pesquisas de antropologistas e ufólogos de renome, o que fez permanecer no ar a nítida impressão de que houve no passado remoto contatos reais com seres de outros planetas. A palestra pretende demonstrar e abarcar com imagens e textos esta conclusão.
Biografia: Advogado e pedagogo, o palestrante é dirigente sindical patronal, presidente do Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomercio) e diretor vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). Fundador e diretor da ONG Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (Inape), especializou-se na interação do Fenômeno UFO com a arqueologia e paleontologia, pesquisando os temas com visão holística, já há 45 anos. É também coordenador da série de eventos Cosmos: Realidade e Mistérios, que neste ano completa 21 anos em Araçatuba, com o apoio do SESC. É integrante da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU). Percorreu a pé, como peregrino, o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, de 900 km, e o Caminho da Fé, no Brasil, de 424 km. É coeditor da Revista UFO.
———————
Título da palestra: Os Segredos do Caso Ufológico Mais Testemunhado da História
Descrição da palestra: O episódio ufológico que ficou conhecido como a Noite Oficial dos UFOs no Brasil não tem paralelo na história em nenhum lugar do mundo. O que aconteceu a partir do anoitecer de 19 de maio de 1986, perdurando até o amanhecer do dia seguinte, 20 de maio, é simplesmente estarrecedor. Dezenas de UFOS foram avistados em 8 estados brasileiros, sendo observados por milhares de pessoas, captados por radares da Força Aérea e perseguido por aeronaves civis e militares. Três décadas depois, novas informações colocam este caso como um dos mais importantes da história da Ufologia Mundial.
Biografia: Jackson Luiz Camargo é professor de tecnologia da informação. Seu interesse por Ufologia vem desde a infância, após ter tido algumas experiências de avistamento. Em 1997, fundou o Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Curitiba (GEPUC) e hoje é membro do Centro de Investigação e Pesquisa Exobiológica (CIPEX) e consultor da Revista UFO. Especializou-se na coleta de documentos ufológicos de vários países e já obteve mais de 80.000 páginas, a maioria disponível em seu site, o Portal Fenomenum, que também reúne os mais importantes casos ufológicos da história. Terá seu livro UFOs no Espaço e na Lua lançado pela Biblioteca UFO neste ano e à venda no evento.
———————
Título da palestra: Evidências de Vida e a Presença Alienígena no Sistema Solar
Descrição da palestra: A conferência mostrará evidências de vida nas luas oceânicas de Júpiter e Saturno. A revelação da presença alienígena em vários astros do nosso Sistema Solar. O conferencista também apresentará os endereços e links oficiais da NASA para a devida localização de imagens surpreendentes e informações especiais relacionadas ao título da conferência, que será ilustrada com fotos e prints dos arquivos da maior das agências espaciais.
Biografia: Ufólogo experiente, Marco Antônio Petit investigou incontáveis casos de contato com ETs, como o Caso Varginha. Conferencista nacional e internacional, ele é autor de 11 livros sobre diferentes aspectos do Fenômeno UFO, incluindo “Marte: A Verdade Encoberta”, “O Segredo do Guardião”, “UFOs: Arquivos Confidenciais” e “Varginha: Toda a Verdade Revelada”. Atualmente Petit se dedica, entre demais atividades, à descoberta de sinais da presença extraterrestre também em outros planetas e satélites no Sistema Solar. É integrante da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), fundador do Instituto Brasileiro de Exopolítica (IBEXO) e coeditor da Revista UFO desde sua fundação.
O décimo quarto livro do Ufólogo, Escritor e Coeditor da Revista UFO, Marco Petit, será lançado no XXVI Congresso Brasileiro de Ufologia, quando o conferencista do evento estará autografando a obra. O título é “Projeto Marte Revelado – Vida no Passado e Presente”, baseado nas investigações de Petit nos catálogos de imagens brutas (raw images) das missões em curso no Planeta Vermelho, e nos releases oficiais da própria agência espacial (NASA) e da ESA. Tudo documentado com os devidos links oficiais.