Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Descoberto outro sistema solar com oito planetas
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Descoberto outro sistema solar com oito planetas
notícias

Descoberto outro sistema solar com oito planetas

Oitavo mundo encontrado em estrela Kepler-90 faz dessa uma recordista entre os sistemas planetários conhecidos

Ultima atualização: 15 de dezembro de 2017 22:15
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

ae566d529b6b92be2f79378ba85e1a5e1526586737

O achado mostra que inúmeros outros mundos alienígenas aguardam serem descobertos nos dados do telescópio Kepler
Créditos: NASA

Após a União Astronômica Internacional ter redefinido em 2006 o status de Plutão, classificando-o como planeta anão, restaram oito planetas em nosso Sistema Solar. Foi anunciado no último 14 de dezembro que esse mesmo número de mundos circula ao redor da estrela Kepler-90, situada a 2.450 anos-luz daqui e um pouco mais quente que o Sol. O achado se deu de forma inovadora, analisando dados dos arquivos de informações colhidas pelo telescópio espacial Kepler da NASA utilizando um sistema de Inteligência Artificial (IA) do Google com software de aprendizagem.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Paul Hertz diretor da Divisão de Astrofísica da NASA em Washington, disse: “Como esperávamos, há muitas descobertas aguardando nos arquivos do Kepler por novas ferramentas tecnológicas que as encontrem. Isso mostra que há muito ainda disponível para ser descoberto por pesquisadores e inovadores”. O Kepler buscava exoplanetas por meio do trânsito, observando cerca de 150.000 estrelas em uma pequena porção da Via Láctea, nas constelações Cygnus, Lyra e Draco. Lançado em 2009, teve sua missão primária encerrada por problemas nos giroscópios em 2013, mas no ano seguinte iniciou sua missão K2. O telescópio descobriu mais de 2.500 mundos alienígenas confirmados, cerca de dois terços de todos os exoplanetas conhecidos. Na missão K2, na qual é estabilizado pela pressão da radiação solar, ele já descobriu 184 outros mundos.

Os responsáveis pela descoberta de Kepler-90i oitavo planeta dessa estrela, foram Christopher Shallue, engenheiro de softwares de IA da Google, e Andrew Vanderburg, astrônomo da Universidade de Austin, Texas. Eles treinaram um computador a reconhecer sinais de exoplanetas ainda desconhecidos nos dados do Kepler, utilizando um sistema de computação neural, que simula o cérebro humano. Shallue conta que, no tempo livre, buscou informações sobre busca de exoplanetas com grande quantidade de dados, e encontrou os dados disponíveis da missão Kepler. Eles testaram o software em 15.000 sinais anteriores do Kepler, incluindo detecções confirmadas e falsos positivos, e descobriram que a rede neural identificava cada sinal corretamente em 96% do tempo. A seguir aplicaram o sistema a 670 sistemas solares onde já se sabia que havia vários planetas, pois havia chances de existirem planetas adicionais.

Assunto relacionado:  A descoberta de Trappist-1 revoluciona a busca por vida extraterrestre

MUITOS OUTROS MUNDOS AGUARDANDO PARA SEREM DESCOBERTOS

crédito: NASA

O sistema solar de Kepler-90 comparado ao nosso

O sistema solar de Kepler-90 comparado ao nosso

Eles encontraram Kepler-80g, sexto planeta de seu sistema, a 1.160 anos-luz da Terra, que orbita uma estrela anã a cada duas semanas da Terra. O principal achado foi mesmo Kepler-90i, elevando o total de planetas de seu sistema a oito, mesma quantidade do nosso e um a mais que Trappist-1. Esse mundo é provavelmente rochoso e é o terceiro mais distante de sua estrela. Contudo, completa uma órbita a cada 14,4 dias terrestres e sua temperatura deve ser muito elevada e inadequada à vida, com 430º C na superfície. O sistema Kepler-90 é bem distinto do nosso, pois embora seus planetas internos sejam rochosos e os externos gasosos ele é muito mais compacto, com todos esses mundos inseridos em uma distância inferior aquela da Terra ao Sol. A teoria é que de os planetas migraram para órbitas mais próximas e estáveis, e pode ser que existam mundos em órbitas mais distantes, pois ainda existem informações não verificadas a respeito do sistema Kepler-90.

Site oficial do telescópio Kepler

Confira o artigo descrevendo a descoberta

Estudo aponta que planetas do sistema Trappist-1 podem ter retido grande quantidade de água

Telescópio Kepler encontra mais 1.284 planetas alienígenas

Descoberto exoplaneta próximo que pode ser o melhor candidato a abrigar vida extraterrestre

Exoplaneta mais próximo da Terra pode ter vizinhos

Quatro exoplanetas foram encontrados orbitando estrela similar ao Sol

Planeta alienígena a 1.200 anos-luz é fotografado

Saiba mais:

Livro: Dossiê Cometa

DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

crédito: Revista UFO

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial

Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.

Assunto relacionado:  Publicado artigo que defende a existência de um décimo planeta no Sistema Solar
TÓPICO(S):Edição 245
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

b85794e9 f8c9 4003 a380 bc37dc5499b0
Mais de 400.000 civilizações humanoides: o que os avistamentos de OVNIs realmente nos dizem
Notícias
a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up