Lynne D. Kitei, médica e educadora internacionalmente reconhecida na área de saúde, que mesmo sem qualquer interesse por Ufologia na época do avistamento maciço das luzes de Phoenix, foi a autora das melhores imagens em fotos e vídeos do fenômeno. Certamente Lynne é a estudiosa que melhor analisou o caso, tendo escrito um livro e produzido um documentário em DVD sobre o assunto. O livro, The Phoenix Lights [As Luzes de Phoenix, Hampton Roads Publishing, 2004], entrou na pauta de publicação da coleção Biblioteca UFO e deverá ser lançado em 2008 no Brasil. Já o DVD, homônimo, é um documentário de extraordinária qualidade, que entrevista testemunhas e pesquisadores do Caso Luzes de Phoenix e faz uma análise detalhada de todo o acontecimento, desvendando um dos mais dramáticos episódios da Ufologia Mundial.
Há anos realizando pesquisas sobre o assunto e tendo contínuos avistamentos pessoais de fenômenos anômalos, a doutora Lynne sente que é imperativo compartilhar os dados que compilou em seu livro e no DVD. O documentário recebeu prêmios em festivais de filmes de vários países, incluindo o de Melhor Diretor no Festival Internacional de Filmes Independentes de Nova York e o de Melhor Documentário no Festival Internacional de Filmes Sci-Fi, ambos em 2005. Em 2006, As Luzes de Phoenix: Nós Não Estamos Sozinhos ganhou indicações para Melhor Documentário no Festival Internacional de Filmes de Nova Jersey e teve clipes apresentados nas principais redes de TV norte-americanas, entre as quais a ABC, CBS, NBC, National Geographic e o Travel Channel, durante entrevistas da médica e ufóloga.
Diante da magnitude do Caso Luzes de Phoenix, Lynne colocou sua carreira médica de lado para palestrar intensivamente por todos os Estados Unidos e no exterior sobre seu projeto de investigação. E mostrou não temer debater o tema UFO com céticos e detratores do assunto, saindo-se muito bem. Lynne não se intimida com a reação desdenhosa da mídia e do governo norte-americanos quanto a esse extraordinário e histórico evento. Acredita que existe uma lacuna de informação sobre o Fenômeno UFO que precisa ser preenchida, e diz que está disposta a ajudar a fazê-lo. Depois de décadas disseminando informações valiosas relacionadas à saúde, sua especialidade, ela se sente obrigada a fazer o mesmo pela Ufologia. “É hora de revelar tudo o que sabemos sobre a realidade do fenômeno ufológico de uma maneira franca e clara, porém com credibilidade, para que possamos discutir a manifestação de outras civilizações em nosso meio. E é bom fazer isso antes que seja tarde demais”.