O fenômeno de luz vermelha ainda não foi decifrado, levantando margem para a teoria ufológica
Durante uma tempestade ocorrida em 06 de setembro de 2023, o jornalista Jean Tarantino capturou o que parece ser uma situação anômala no espaço aéreo da Grande Caracas. Mais especificamente, as filmagens foram realizadas na urbanização Lomas del Ávila, no município de Sucre, no estado de Miranda, Venezuela.
Tarantino descreveu: “Coloquei meu celular para gravar por muito tempo, porque estava chovendo muito e havia muitos relâmpagos, mas quando revisei as imagens com atenção, percebi que várias coisas estranhas apareceram no céu.”
O ufólogo local, Héctor Escalante, que analisou o que foi gravado em sua conta no Instagram, observou: “Em parte do vídeo é possível distinguir um corpo alongado e avermelhado, que cai ao mesmo tempo que ocorre uma descarga elétrica.” Os relâmpagos durante uma tempestade são geralmente de cor branca ou azul devido à alta energia e temperatura envolvidas na descarga elétrica. Raios vermelhos, verdes ou de outras cores são extremamente raros.
Ver essa foto no Instagram
Acima, a filmagem com a estranha luz vermelha mergulhando das nuvens.
Fonte: Instagram
A coloração de um raio pode ser influenciada por diversos fatores, como a composição química da atmosfera e as partículas suspensas no ar. Se um relâmpago vermelho for observado durante uma tempestade, ele pode estar relacionado à presença de certos gases ou poluentes na atmosfera, embora esta seja uma explicação incomum.
Alguns sugeriram que o que foi registrado em Caracas poderia na verdade ser algum tipo de meteoro, embora devido à trajetória não pareça ser assim. Também que poderia ser o fenômeno conhecido como “espectro vermelho.” No entanto, esta última explicação também pode ser descartada porque ocorre acima das nuvens em tempestades intensas na parte da atmosfera chamada mesosfera.
Poderia isto ter sido algum tipo de reflexo ou efeito óptico então? Ou talvez algo estranho? A verdade é que, semanas depois, o mesmo jornalista venezuelano filmou na mesma zona um objeto luminoso de forma oval que se movia rapidamente de leste a oeste, acima da montanha.